DESAFIOS À GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Educação Profissional em Saúde Pública, Educação em Saúde, Gestão de Pessoal em SaúdeResumo
A presente pesquisa tem como objetivos analisar a gestão do trabalho e a educação permanente em saúde na Estratégia de Saúde da Família, em município da Bahia, assim como as atividades desenvolvidas pelas equipes relacionadas à produção do cuidado e a educação em saúde. Trata-se de estudo de caso desenvolvido com profissionais da saúde da família de nível superior e nível médio. Para a coleta de dados, foram utilizados indicadores do instrumento “Primay Care Assessment Tool”, validado no Brasil. Os resultados evidenciaram diferentes formas de admissão, contratação e carga horária de trabalho na Saúde da Família. Os profissionais de nível médio demonstram maior aceitação para o desenvolvimento de atividades educativas e de qualificação profissional em serviço. A maioria dos profissionais de nível superior considera que os cursos/capacitações desenvolvidos não trazem transformações para a sua prática cotidiana. Na análise da produção do cuidado, foram analisados os componentes “vínculo”, “elenco de serviços” e “orientação à comunidade”. O componente “vínculo” é apontado como presente nas práticas cotidianas dos profissionais. Os serviços oferecidos fundamentam-se, em sua maioria, nas atividades programáticas e as ações educativas estão mais relacionadas às ações clínicas individuais focadas na doença, com pouca abrangência sobre as condições de vida e os determinantes sociais. As atividades das equipes evidenciam alguma orientação à comunidade, sem, no entanto, evidenciar mudanças nas práticas tradicionais.