Metodologias ativas de ensino: perfil e percepção de preceptores médicos da atenção primária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.40274

Palabras clave:

Preceptoria, Aprendizagem, Atenção Primária à Saúde, Educação de Graduação em Medicina

Resumen

As metodologias ativas no processo educativo e nas práticas de saúde vêm sendo cada vez mais comuns, assim, orienta-se que o preceptor busque, além de suas competências médicas, habilidades interpessoais e pedagógicas. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender o perfil e a percepção de preceptores médicos da atenção primária acerca do seu papel como docente, bem como a importância da utilização de metodologias ativas. Quanto aos métodos, trata-se de um estudo analítico transversal, realizado entre 2021 e 2022, no município de Recife, com preceptores médicos, por meio da aplicação de questionário tipo Likert. A amostra foi obtida por conveniência. Em relação aos resultados, 31 preceptores aceitaram participar da pesquisa. A idade média foi de 46,8 anos, predominando o sexo feminino. Tinham cerca de 19 anos de formação e 5 anos como preceptores. 23 não realizaram curso preparatório para preceptoria e 18 não tinham experiência na área educacional. Reconhecem, contudo, a importância da preceptoria e a necessidade de implementação de metodologias ativas, porém carecem de formação específica para tal. Dessa forma, os resultados evidenciaram que o contato com as metodologias ativas e a realização de cursos preparatórios são imprescindíveis para que a atividade de preceptoria seja enriquecedora entre alunos e preceptores.

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Biografía del autor/a

Suélem Barros de Lorena, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Saúde Pública pelo 
Instituto Aggeu Magalhães da Fundação oswaldo Cruz (FIOCRUZ-PE). Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/6787892342954059

Laura Queiroz Torres, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduanda em Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/7069307832304217

Cecília Souza Ávila Pessoa, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduanda em Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/9965195018371486

Thâmara Raquell de Souza Vasconcelos, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduada em Medicina pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/4327298047306762

Viviene Maria de Santana Vilela, Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE

Graduada em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Enfermeira da atenção básica da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. CV: http://lattes.cnpq.br/2678579317910368

Thaís Carine Lisboa da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (UPE) e doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/4616583338370234

Publicado

2024-12-09

Número

Sección

Artigos Originais