Metodologias ativas de ensino: perfil e percepção de preceptores médicos da atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.40274Palavras-chave:
Preceptoria, Aprendizagem, Atenção Primária à Saúde, Educação de Graduação em MedicinaResumo
As metodologias ativas no processo educativo e nas práticas de saúde vêm sendo cada vez mais comuns, assim, orienta-se que o preceptor busque, além de suas competências médicas, habilidades interpessoais e pedagógicas. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender o perfil e a percepção de preceptores médicos da atenção primária acerca do seu papel como docente, bem como a importância da utilização de metodologias ativas. Quanto aos métodos, trata-se de um estudo analítico transversal, realizado entre 2021 e 2022, no município de Recife, com preceptores médicos, por meio da aplicação de questionário tipo Likert. A amostra foi obtida por conveniência. Em relação aos resultados, 31 preceptores aceitaram participar da pesquisa. A idade média foi de 46,8 anos, predominando o sexo feminino. Tinham cerca de 19 anos de formação e 5 anos como preceptores. 23 não realizaram curso preparatório para preceptoria e 18 não tinham experiência na área educacional. Reconhecem, contudo, a importância da preceptoria e a necessidade de implementação de metodologias ativas, porém carecem de formação específica para tal. Dessa forma, os resultados evidenciaram que o contato com as metodologias ativas e a realização de cursos preparatórios são imprescindíveis para que a atividade de preceptoria seja enriquecedora entre alunos e preceptores.