Adesão das gestantes às ações de educação em saúde bucal no município de Montes Claros, MG
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34951Palabras clave:
Gestantes, Saúde Bucal, Educação em SaúdeResumen
A maioria das gestantes desconhece a importância da saúde bucal e as alterações da condição bucal na gravidez. O estudo teve como objetivo verificar a adesão às ações em saúde bucal das gestantes atendidas na atenção primária à saúde do município de Montes Claros, Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal analítico quantitativo realizado com amostra de 1.269 gestantes cadastradas nas Equipes da Estratégia de Saúde da Família. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado. Para análise dos dados foi utilizado o teste de associação. Foi encontrada associação estatística entre a escolaridade e a prevalência de participação das gestantes nos grupos de educação em saúde realizados com 146 delas (11,5%), sendo que 93 (63%) destas completaram o ensino médio. A situação conjugal não influenciou na participação dos grupos. É necessário investir no trabalho de educação em saúde e formulação de novas metodologias que envolvam a equipe de forma interprofissional, para que as ações de educação em saúde sejam atrativas e efetivas, promovendo mudanças na qualidade de vida das gestantes.