Construção e divulgação de um podcast como ferramenta para promoção da saúde de gestantes e puérperas: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.41552

Palavras-chave:

Gravidez. Educação em saúde. Webcast. Atenção Primária à Saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar a experiência da construção e divulgação de um podcast como ferramenta para promoção a saúde de gestantes e puérperas. Trata-se de estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência sobre o podcast “Saber para nascer.cast”. O desenvolvimento dessa ferramenta ocorreu em 03 etapas: referencial teórico; criação e desenvolvimento do podcast e divulgação dos episódios. O Saber para Nascer.cast contou com a produção de onze episódios que contemplaram: apresentação dos projetos que deram origem ao podcast; pré-natal; imagem corporal; saúde mental; alimentação; exercícios físicos; apego materno-fetal; aleitamento materno; violência obstétrica; trabalho de parto e relato de experiência de uma gestante. O Saber para Nascer.cast como prática educativa complementar às consultas de pré-natal permitiu a divulgação de informações de cunho científico e de fácil acesso, com intuito de construir conhecimentos e aprendizados acerca dos temas disponibilizados com ênfase nos cuidados à saúde das gestantes e puérperas.

PALAVRAS-CHAVE: Gravidez. Educação em saúde. Webcast. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Amaral Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Enfermagem e mestranda em Cuidado Primário em Saúde na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/5107227398915809

Anne Caroline Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Enfermagem na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/7405998798536026

Ruth Emanule Silva Andrade, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda em Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/2837149059373687

Orlene Veloso Dias, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/1143651575805012

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); mestra em Educação pela Universidade de Brasília(UnB) e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/7422217198777738

Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Enfermagem, mestra e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/2215319716880740

Lucinéia de Pinho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mestra em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em  Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). CV: http://lattes.cnpq.br/7278576493532093

Downloads

Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)