ESTUDO COMPARATIVO DA OFERTA DE TELECONSULTORIAS POR TELECONSULTORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.16143Palabras clave:
Telessaúde, Atenção Primária à Saúde, Sistemas de Apoio a Decisões ClínicasResumen
Objetivo: Avaliar a oferta de teleconsultorias pelo Núcleo Telessaúde Santa Catarina para apoio à Atenção Primária à Saúde. Métodos: Estudo descritivo com abordagem mista sobre a oferta de teleconsultorias a partir de análise de informações coletadas no Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde entre janeiro e outubro de 2015 para comparação entre as teleconsultorias respondidas por especialistas do nível primário e secundário de atenção à saúde; e, análise documental que incluiu publicações relacionadas ao Telessaúde Santa Catarina desde sua criação até 2016. Resultados: Não houve diferenças significativas entre as respostas de teleconsultorias construídas por especialistas de medicina de família e comunidade e especialistas focais do nível especializado de atenção. Conclusão: A articulação do Telessaúde com as centrais de regulação tem potencial para qualificar o acesso dos usuários aos serviços de saúde por meio de apoio aos profissionais.