Recomendações para o cuidado pós-parto às mulheres na Atenção Primária: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16916

Resumo

Objetivo: Comparar as recomendações de guidelines sobre a atenção às mulheres no pós-parto na Atenção Primária à Saúde. Desenvolvimento: Revisão sistemática de guidelines com busca nas bases de dados Lilacs e PubMed, e página da internet do National Guideline Clearing house, National Institute for Health and Care Excellence e Google®, considerando como critérios de inclusão: tratar de recomendações sobre cuidados pós-parto de rotina e/ou complicações decorrentes do pós-parto; contemplar responsabilidades da Atenção Primária à Saúde; ser publicado de 2008 a 2017; estar disponível em texto completo; nos idiomas inglês, espanhol ou português. Foram analisados 9 guidelines, em que apenas três trataram de cuidados gerais no pós-parto, sendo os demais sobre temas específicos, como depressão pós-parto e contracepção. Apenas um guideline era direcionado para países de baixa renda. As recomendações trataram sobre organização do cuidado, saúde mental, saúde física, aleitamento materno, atividade educativa/grupo de apoio, sinais e sintomas de violência doméstica e métodos contraceptivos. O escopo de recomendações foi baseado, de modo geral, em baixo nível de evidência, com maior foco em saúde física e mental, e incipiente abordagem sobre violência doméstica. Conclusão: Os guidelines apresentaram recomendações amplas que abrangem a atenção às mulheres no pós-parto. Há necessidade de maior investimento em pesquisas sobre o tema para aumentar o nível das evidências, e incentivo para elaboração de guidelines em países de baixa renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Baratieri, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Atualmente é docente do quadro efetivo no curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste. 

Larissa Gramázio Soares, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (2020). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Especialização lato sensu Urgência e Emergência: atendimento do Pré- hospitalar à UTI (2012) e Enfermagem pediátrica e cuidados intensivos neonatais (2016). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/Paraná (2010). 

Elisa Prieto Kappel, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2013). Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência pela UFSC (2016). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (UFSC). Faz parte do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEAS). É membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde (NEPAS) e da Associação Catarinense de Nutrição (ACAN).

Sonia Natal, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Josimari Telino Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Ciências (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Associada do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação em Saúde (NEPAS). Integra o grupo de Pesquisa: TearSAN - Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão