CARACTERIZAÇÃO DE NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA E INTEGRAÇÃO ÀS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA VINCULADAS

Autores

  • Thaís Titon de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo José Knabben Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Cristina Marino Calvo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.16067

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Avaliação em Saúde

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo caracterizar Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) com foco no grau de integração às equipes vinculadas. Um formulário semiestruturado foi respondido por 31 NASF e as respostas foram convertidas para escores de 0 a 2, com valoração previamente definida a partir de revisão de literatura e normativas. Em seguida, os NASF foram estratificados segundo modalidade. Para a caracterização do grau de integração, foram definidos pesos para as dimensões do formulário, com exceção do perfil da equipe, analisado de maneira descritiva. A somatória dos pontos obtidos pelos NASF definiu o grau de integração às equipes apoiadas, que foi considerado incipiente, especialmente entre os NASF Modalidade II. Foi verificado maior percentual de NASF com grau de integração satisfatório na Modalidade I. A definição de estratégias que promovam mudanças estruturais e de processo na implantação dos NASF, incluindo ajustes no trabalho de ambas as equipes e direcionamento e apoio institucional, é necessária para que a integração e a colaboração esperadas possam ser consolidadas.

Biografia do Autor

Thaís Titon de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Nutricionista, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Cataria/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 

Rodrigo José Knabben, Universidade Federal de Santa Catarina

Fisioterapeuta, Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 

Maria Cristina Marino Calvo, Universidade Federal de Santa Catarina

Cirurgiã-dentista, Doutora em Engenharia de Produção. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais