Metodologias ativas de ensino: perfil e percepção de preceptores médicos da atenção primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2024.v27.40274

Palavras-chave:

Preceptoria, Aprendizagem, Atenção Primária à Saúde, Educação de Graduação em Medicina

Resumo

As metodologias ativas no processo educativo e nas práticas de saúde vêm sendo cada vez mais comuns, assim, orienta-se que o preceptor busque, além de suas competências médicas, habilidades interpessoais e pedagógicas. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender o perfil e a percepção de preceptores médicos da atenção primária acerca do seu papel como docente, bem como a importância da utilização de metodologias ativas. Quanto aos métodos, trata-se de um estudo analítico transversal, realizado entre 2021 e 2022, no município de Recife, com preceptores médicos, por meio da aplicação de questionário tipo Likert. A amostra foi obtida por conveniência. Em relação aos resultados, 31 preceptores aceitaram participar da pesquisa. A idade média foi de 46,8 anos, predominando o sexo feminino. Tinham cerca de 19 anos de formação e 5 anos como preceptores. 23 não realizaram curso preparatório para preceptoria e 18 não tinham experiência na área educacional. Reconhecem, contudo, a importância da preceptoria e a necessidade de implementação de metodologias ativas, porém carecem de formação específica para tal. Dessa forma, os resultados evidenciaram que o contato com as metodologias ativas e a realização de cursos preparatórios são imprescindíveis para que a atividade de preceptoria seja enriquecedora entre alunos e preceptores.

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Biografia do Autor

Suélem Barros de Lorena, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em Saúde Pública pelo 
Instituto Aggeu Magalhães da Fundação oswaldo Cruz (FIOCRUZ-PE). Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/6787892342954059

Laura Queiroz Torres, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduanda em Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/7069307832304217

Cecília Souza Ávila Pessoa, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduanda em Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/9965195018371486

Thâmara Raquell de Souza Vasconcelos, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduada em Medicina pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/4327298047306762

Viviene Maria de Santana Vilela, Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE

Graduada em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Enfermeira da atenção básica da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. CV: http://lattes.cnpq.br/2678579317910368

Thaís Carine Lisboa da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (UPE) e doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). CV: http://lattes.cnpq.br/4616583338370234

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Publicado

2024-12-09

Edição

Seção

Artigos Originais