Atenção Primária, Integração Ensino em Serviço e Práticas ligadas ao território

Autores

  • Deivisson Vianna Dantas dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-1198-1890
  • Carla Pacheco Teixeira Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (FIOCRUZ)
  • Andréia Aparecida de Miranda Ramos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Moraes Cortes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) https://orcid.org/0000-0001-8538-8400
  • Fabio Solon Tajra Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Adriana Maria de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) https://orcid.org/0000-0001-9222-6397

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Educação em saúde

Resumo

Neste suplemento da série de artigos provenientes de trabalhos de discentes e docentes do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), as produções continuam alinhadas com os objetivos de um programa de pós-graduação em Rede Nacional1.  Estes produtos contribuem tanto na formação de docentes e preceptores como para educação permanente de trabalhadores do Sistema Único de Saúde brasileiro. As temáticas deste número se concentram em pontos importantes da Atenção Primária à Saúde (APS) atual. Titton et al2 nos falam sobre os desafios da aceitabilidade da atenção primária enquanto estratégia organizadora do SUS. Apesar do recente momento pandêmico que vivemos e da exposição e reconhecimento midiático obtidas pelo Sistema de Saúde, o financiamento do SUS não foi priorizado3. Os próprios atributos da APS são pouco conhecidos e, por alguns pontos de vista, enxergados como estratégias de cuidado que não merecem ser defendidas2. Por isso, a importância de estudar como podemos melhorar a “aceitabilidade social” para diversas tecnologias usadas na APS, a fim de aprendermos a criar estratégias de aumentar o grau de pertencimento e defesa que o nosso fragilizado SUS merece.

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Biografia do Autor

Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Médico, psiquiatra, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Docente Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PROFSAUDE) nesta mesma universidade. CV: http://lattes.cnpq.br/2082293854099988

Carla Pacheco Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (FIOCRUZ)

Coordenadora Executiva Nacional do PROFSAÚDE. Doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Sanitarista/Fiocruz, Professora Colaborada PROFSAÚDE.  RJ, Brasil.

Andréia Aparecida de Miranda Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestra em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Psiquiatria e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora e Coordenadora Institucional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE). CV: http://lattes.cnpq.br/9491622331335050

Helena Moraes Cortes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Coordenadora Ajunta Local PROFSAÚDE FIOCRUZ/ UFRB. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (EE-USP). Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Fabio Solon Tajra, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC , especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). CV: http://lattes.cnpq.br/1556885629243172

Adriana Maria de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduada em Ciências Sociais, mestra em Sociologia e doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). CV: http://lattes.cnpq.br/1742818638174651

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Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Editorial