Mestrado Profissional em Saúde da Família: práticas e reflexões para o Sistema Único de Saúde

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Covid-19, Educação em saúde, Educação interprofissional

Resumo

Em um contexto desafiador de incertezas diante de uma emergência de saúde pública tão avassaladora para o século em que vivemos, ocasionada pela pandemia da COVID-19, a reinvenção humana é mais uma vez surpreendente. Todo o esforço no caminho do conhecimento deposita, como tal, um foco de luz para que um passo a mais possa ser dado com essa fagulha. Neste suplemento da Revista de Atenção Primária à Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as muitas fagulhas lançam iluminação em horizontes diversos e contribuem para a reflexão sobre o processo de formação, de construção de conhecimento e de cuidado em Saúde da Família. Os trabalhos apresentados neste número cumprem a prerrogativa do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) de contribuir tanto para a formação de docentes e preceptores como para a expansão da educação permanente de profissionais de saúde, com foco em três eixos:  Atenção Primária em Saúde (APS), Gestão em Saúde e Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pacheco Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz – RJ

Coordenadora Executiva Nacional do PROFSAÚDE. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Sanitarista da Fiocruz – RJ. Professora Colaborada do PROFSAÚDE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Coordenador Local do PROFSAÚDE – UFPR. Doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Andréia Aparecida de Miranda Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Coordenadora Local do PROFSAÚDE – UFJF. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRJ. Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Helena Moraes Cortes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Coordenadora Adjunta Local do PROFSAÚDE – UFRB. Doutora em Ciências pela EE-USP. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil. 

Fábio Solon Tajra, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor do PROFSAÚDE – UFPI. Doutor em Saúde Coletiva pela UFC. Professor do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI),Teresina, PI, Brasil. 

Adriana Maria de Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Coordenadora Adjunta Local do PROFSAÚDE FIOCRUZ – UFOP. Doutora em Ciências Humanas pela UFMG. Professora Titular da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil. 

Downloads

Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)