Metodologias ativas e o ensino remoto: integrando o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – Interprofissionalidade e a residência multiprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34597

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Relações Interprofissionais, Atenção Primária em Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência das oficinas remotas realizadas pelos tutores, utilizando-se o método Problem Based Learning (PBL), com os alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET- Saúde Interprofissionalidade e residentes em saúde da família de uma universidade pública de Rondônia. Resultados: Foram realizadas oito rodas de conversa por meio de oficinas remotas semanais, via plataforma Google Meet. A ferramenta utilizada para atividades assíncronas e postagem das atividades de cada oficina foi o Trello. O recurso pedagógico utilizado foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Conclusão: A experiência de ensino remoto foi de fácil aceitação pelos alunos e atende à demanda da formação e do ensino em saúde, formando profissionais com capacidade de pensamento inovador, crítico. Possibilitou discussão e reflexão em grupos tutoriais e diferencia-se de outras iniciativas metodológicas de ensino-aprendizagem devido à sua característica de fortalecer e estimular a autonomia dos acadêmicos e residentes, a educação interprofissional e as práticas colaborativas interprofissionais em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Fernanda Alves Moreira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/3724748838946483

Cleson Oliveira de Moura, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Rondônia e mestre em Ensino em Ciências em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor da UNIR. CV: http://lattes.cnpq.br/3309450050995617

Adriana Dias Silva , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); doutora pelo Programa Interinstitucional em Enfermagem UNIR/EEAN/UFRJ. Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/0529388486637904

Jandra Cibele Rodrigues de Abrantes Pereira Leite , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ); mestra em Ensino em Ciências da Saúde e especialista em Educação Profissional em Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/5668287631633606

Arlindo Gonzaga Branco Junior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Saúde da Família pela UNIR/ABRASCO - FIOCRUZ; doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela FIOCRUZ/RO - Rede BIONORTE. Professor na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e na Faculdade Metropolitana. CV: http://lattes.cnpq.br/3286105295450000

Aldrin de Sousa Pinheiro , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e especialista em Enfermagem e Segurança do Trabalho pela UNINTES/UNIRON. Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  CV: http://lattes.cnpq.br/4459817564560167

Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG);  graduada em Enfermagem, especialista em Gestão de Serviços de Saúde e mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente na UNIR. CV: http://lattes.cnpq.br/4735533503754813

Downloads

Publicado

2022-01-29

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)