Educação Interprofissional e Prática Colaborativa: percepções de preceptores do internato médico em uma capital da Amazônia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35082

Palavras-chave:

Relações Interprofissionais, Preceptoria, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Educação Interprofissional e Prática Interprofissional Colaborativa são temas emergentes, constituindo-se em componentes fundamentais de formação profissional e de atenção à saúde. Este trabalho teve tem como objetivo analisar as características de prontidão para o trabalho interprofissional bem como o uso da prática colaborativa dos preceptores do internato médico de Porto Velho, Rondônia.  Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir do questionário The Readiness for Interprofessional Learning Scale, traduzido e validado para o Brasil em 2015, aplicado a 30 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, preceptores do internato médico em Atenção Primária à Saúde.  Entre os resultados, observou-se que, no domínio “identidade profissional” – que se refere à autonomia profissional e aos objetivos clínicos de cada profissão –, os profissionais avaliados estão nas zonas de alerta e de perigo, sendo as médias apuradas de 3,7483±0,96896 para médicos e de 3,5873±1,09561 para enfermeiros. Faz-se necessário, então, investir na qualificação de profissionais voltada aos temas “trabalho em equipe” e “trabalho colaborativo”, com ênfase no domínio “identidade profissional”.

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Biografia do Autor

Arlindo Gonzaga Branco Junior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre Em Saúde da Familia (PROFSAUDE/UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/3286105295450000

Katia Fernanda Alves Moreira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora do ProfSaúde e Orientadora . Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/3724748838946483

Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do ProfSaúde e Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/4735533503754813

Edson dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do ProfSaúde e tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/7461825012810258

Cleson Oliveira de Moura, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do ProfSaúde, coordenador da COREMU e tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CV: http://lattes.cnpq.br/3309450050995617

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Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Artigos Originais

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