Abordagens em saúde mental para crianças no ambiente escolar: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.40624

Palavras-chave:

Saúde Mental Escolar, Criança, Emoções, Desenvolvimento infantil

Resumo

A escola é um ambiente que pode interferir diretamente na produção social da saúde, integrando bem-estar e educação, assim, o Programa de Saúde na Escola (PSE) visa a integração entre o ambiente escolar e saúde. Contudo, faltam ações que promovam, de forma específica, atividades em saúde mental. Objetivo: relatar a experiência de um grupo de estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) na abordagem das emoções primitivas com crianças do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental no ambiente escolar. Resultados: essa experiência demonstrou a importância de ações preventivas e as promoções de saúde mental, por meio do PSE. A abordagem interdisciplinar ressalta a necessidade de cuidar da saúde mental desde a infância, destacando a importância da educação e prevenção nesse contexto. Conclusão: realizar atividades de promoção da saúde mental com crianças em idade escolar exige uma integração multiprofissional e permitiu que houvesse a reflexão sobre a saúde mental infantil e suas complexidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduada em Enfermagem e mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/4735533503754813

Ellen de Moraes Guedes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica do curso de Enfermagem na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/5012719636845939

Arghia Gigli de Souza, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica do curso de Enfermagem na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/9086045441583623

Isabela Pimentel Ferreira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica do curso de Enfermagem na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/9299437775142621

Ana Júlia Gomes Cunha, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica do curso de Enfermagem na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/8356308360998909

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-16

Como Citar

Fernandes, D. E. R. ., Guedes, E. de M. ., Souza, A. G. de, Ferreira, I. P. ., & Gomes Cunha, A. J. . (2024). Abordagens em saúde mental para crianças no ambiente escolar: um relato de experiência. Revista De APS, 26. https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.40624

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)