Metodologias ativas e o ensino remoto: integrando o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – Interprofissionalidade e a residência multiprofissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34597

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Relações Interprofissionais, Atenção Primária em Saúde

Resumen

Active methodologies must be based on significant theoretical-methodological principles, which encourage the student to self-govern their knowledge construction process. Objective: To describe the experience of remote workshops held by tutors, using the PBL method, with Petianos and residents in family health at a public university in Rondônia. Result: Conversation Rounds were held through weekly remote workshops, from June 29 to August 31, 2020 through the Google Meet platform, totaling eight Rounds. The tool used to post the activities of each Workshop was Trello, using Problem Based Learning (PBL) as a pedagogical resource. Conclusion: The PBL pedagogical methodology enabled discussion and reflection in the tutorial groups and differs from other methodological teaching-learning initiatives due to its characteristic of strengthening and encouraging the autonomy of academics.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Fernanda Alves Moreira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/3724748838946483

Cleson Oliveira de Moura, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Rondônia e mestre em Ensino em Ciências em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor da UNIR. CV: http://lattes.cnpq.br/3309450050995617

Adriana Dias Silva , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); doutora pelo Programa Interinstitucional em Enfermagem UNIR/EEAN/UFRJ. Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/0529388486637904

Jandra Cibele Rodrigues de Abrantes Pereira Leite , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ); mestra em Ensino em Ciências da Saúde e especialista em Educação Profissional em Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). CV: http://lattes.cnpq.br/5668287631633606

Arlindo Gonzaga Branco Junior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Saúde da Família pela UNIR/ABRASCO - FIOCRUZ; doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela FIOCRUZ/RO - Rede BIONORTE. Professor na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e na Faculdade Metropolitana. CV: http://lattes.cnpq.br/3286105295450000

Aldrin de Sousa Pinheiro , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e especialista em Enfermagem e Segurança do Trabalho pela UNINTES/UNIRON. Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  CV: http://lattes.cnpq.br/4459817564560167

Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG);  graduada em Enfermagem, especialista em Gestão de Serviços de Saúde e mestra em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente na UNIR. CV: http://lattes.cnpq.br/4735533503754813

Publicado

2022-01-29

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a