Prevalência de integralidade em serviços de Atenção Primária à Saúde de municípios do sul do Brasil: estudo multinível

Autores

  • Vanessa Rodrigues Pucci Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0002-4036-316X
  • Kauana Flores da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Adalvane Nobres Damaceno Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Enfermagem
  • Jessye Melgarejo do Amaral Giordani Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0002-3825-9734
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0003-2531-0155

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16895

Palavras-chave:

Avaliação dos Serviços de Saúde, Integralidade, Atenção Primária à Saúde, Modelos Estatísticos

Resumo

Objetivo: analisar a prevalência e os fatores associados à presença do atributo da integralidade em serviços de saúde em municípios no Rio Grande do Sul. Método: estudo observacional transversal multinível em dois níveis: individual (profissionais de saúde) e contextual (municípios). Realizado em serviços de Atenção Primária à Saúde, teve como população profissionais de ensino superior. A coleta de dados ocorreu em 2015. Os dados individuais foram obtidos por entrevistas com a utilização de um questionário sócio-demográfico, e aplicação do instrumento Primary Care Assessment Tool – Brasil versão profissionais, os dados contextuais foram coletados em sites oficiais do Governo Federal Brasileiro. Foi realizada, para construção do banco ecológico no banco individual, comando de sintaxe a partir da variável que apresentava o código do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de cada município, com o comando: Recode into Different Variables do software SPSS 20. Considerou-se o desfecho a presença do atributo da integralidade nos serviços. As razões de prevalência foram obtidas por regressão de Poisson. Resultados: a variável contextual porte populacional estava associada à prevalência da integralidade. Considerações finais: conhecimento maior acerca do comportamento do atributo avaliado em municípios de pequeno porte. Sugere-se mais pesquisas avaliativas incorporando outros fatores contextuais, além dos incorporados nesta análise para que se obtenha análises mais detalhadas acerca destes municípios, haja vista ser uma realidade presente em território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues Pucci, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Nutricionista, Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem  - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Kauana Flores da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira, Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Adalvane Nobres Damaceno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Enfermagem

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutorando na Escola de Enfermagem da UFRGS. 

Jessye Melgarejo do Amaral Giordani, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Epidemiologia,  Mestre em Saúde Bucal Coletiva  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). 

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Pós doutoranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública,  Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>