ACESSO DE PRIMEIRO CONTATO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Adalvane Nobres Damaceno Universidade Federal de Santa Maria
  • Danieli Bandeira Universidade Federal de Santa Maria.
  • Namir Hodali Universidade Federal de Santa Maria.
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Acesso aos serviços de Saúde, Qualidade, acesso e avaliação da assistência à saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem.

Resumo

No Brasil, foi com o movimento da reforma sanitária, que desencadeou na criação do Sistema Único de Saúde, em particular a partir do final dos anos 1980, quando os municípios assumiram progressivamente a prestação de cuidados básicos e pautando o acesso aos serviços de saúde como universal aos cidadãos. A presente investigação é uma revisão integrativa que teve como objetivo identificar quais as evidências científicas acerca do atributo essencial acesso de primeiro contato na Atenção Primária à Saúde. Para a seleção dos artigos utilizou-se três bases de dados, LILACS, PubMed e SCOPUS e a amostra desta revisão constituiu-se de 22 artigos. O acesso aos serviços de saúde tem sido relatado como um dos principais desafios e problemas relacionados à assistência. Assim, com o fortalecimento das políticas da APS será possível resolver problemas de gestão, de recursos financeiros e humanos e, sobretudo, o acesso a rede de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalvane Nobres Damaceno, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro graduado pela na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM) Integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem na Linha de Pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, cursa Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM). Professor da Faculdade Integrada de Santa Maria Ltda. Exerceu atividades durante a graduação como bolsista de Iniciação Científica (PET-Saúde) e Bolsista Assistencial na Unidade Psiquiátrica Paulo Guedes do Hospital Universitário de Santa Maria (UPG-HUSM). Quando graduado realizou atividades de pesquisa clínica pelo Laboratório F. Hoffmann-La Roche Ltd/USA (2014). Trabalha nas seguintes temáticas: Gestão em Saúde (organização do processo de trabalho, relacionamento interpessoal, dimensionamento de pessoal, educação permanente do trabalhador, comunicação e gerenciamento de conflitos, acolhimento e humanização da assistência de enfermagem), Avaliação de Sistemas de Saúde.

Danieli Bandeira, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista CAPES. Especialista em Gestão e Atenção de Sistema Público de Saúde, ênfase em Vigilância em Saúde pela UFSM (2014). Especialista em Gestão Púbica em Saúde pela UFSM (2014). Graduada pela UFSM (2011). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva - GEPESC, ênfase na linha de pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, na UFSM. Possui experiência com as temáticas gestão em saúde, vigilância em saúde e tanatologia. 

Namir Hodali, Universidade Federal de Santa Maria.

Farmacêutico –Especialista em Gestão e Atenção de Sistema Público de Saúde, ênfase em Vigilância em Saúde

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde- Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora CNPQ.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>