Formação profissional: cuidado ao paciente oncológico sem possibilidade terapêutica na Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.15931

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública, Oncologia, Cuidados Paliativos.

Resumo

Objeto: formação profissional para o cuidado ao paciente sem possibilidade terapêutica na atenção básica. Objetivo: O presente estudo objetivou discutir a formação de profissionais da rede de Atenção Básica na atuação com pacientes oncológicos sem possibilidades terapêuticas, tendo em vista a demanda apresentada no campo da saúde em relação a esses pacientes e o desafio da estruturação de uma linha de cuidado que proporcione a integralidade da atenção aos mesmos. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas com profissionais de saúde da região oeste de Santa Maria Rio Grande do Sul e Unidade de Pronto de Atendimento e analisados por meio da análise de conteúdo temática. Resultados: Foram entrevistados 85 profissionais de saúde e observou-se que os profissionais da rede de Atenção Básica não se sentem qualificados para atender os pacientes oncológicos sem possibilidades terapêuticas, devido à formação profissional e a qualificação para o trabalho não atenderem esta demanda. Conclusão: Os cursos de graduação e de formação de profissional da área da saúde, bem como os gestores através das capacitações na rede de Atenção Básica, devem atentar para essa nova necessidade no campo da saúde.

Descritores: Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública, Oncologia, Cuidados Paliativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamires Graciela Flores, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Nutricionista. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em hemato-oncologia (UFSM).

Kauana Flores da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em hemato-oncologia (UFSM). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (EaD) - UAB/UFSM. Mestranda em Enfermagem (UFSM). 

Daynah Waihrich Leal Giaretton, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Psicóloga. Especialista em Dependência Química (UFCSPA). Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em hemato-oncologia (UFSM). Mestranda em Psicologia (UFSM). 

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da UFSM. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde – Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pesquisadora CNPQ.

Vanessa Rodrigues Pucci, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Nutricionista. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (EaD) - UAB/UFSM. Mestranda em Enfermagem (UFSM). 

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>