O ACESSO DO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Autores

  • Kauana Flores da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vanessa Rodrigues Pucci Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Bárbara Letícia Dudel Mayer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marcelo Endrigo Peres Concatto Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.15911

Palavras-chave:

Idoso, Saúde do Idoso, Acesso aos Serviços de Saúde. Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Atenção Primária à Saúde,

Resumo

Objetivo: o presente estudo tem como objetivo identificar as evidências científicas acerca do acesso dos idosos na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizando-se a busca nas bases de dados LILACS, PUBMED e SCOPUS, sendo que, após os critérios de inclusão e exclusão, nove estudos compuseram o corpus da mesma. Resultados e Conclusão: As evidências científicas mostram que o acesso relaciona-se com a acessibilidade e a utilização dos serviços de atenção primária, estando aquém das reais necessidades em saúde que a população idosa demanda. Há necessidade de novos estudos que pesquisem o acesso dos idosos como objeto de pesquisa, bem como um número maior de estudos sobre a temática, a fim de embasar os gestores na tomada de decisão em busca de uma atenção em saúde efetiva aos idosos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kauana Flores da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em hemato-oncologia (UFSM). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (EaD) - UAB/UFSM. Mestranda em Enfermagem (UFSM).

Vanessa Rodrigues Pucci, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Nutricionista. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (EaD) - UAB/UFSM. Mestranda em Enfermagem (UFSM). 

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da UFSM. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde- Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pró-Reitora de Extensão da UFSM. Pesquisadora CNPQ.

Bárbara Letícia Dudel Mayer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Mestra em Enfermagem (UFSM). Especialista em Gestão de Pessoas (UNIJUI). Cursa especialização em Terapia Intensiva e Emergência Adulto (IEPMoinhos).Integra o Programa de Residência Multiprofissional do Hospital da Cidade de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo (UPF) na função de Coordenação de Núcleo em Enfermagem, Preceptoria de Enfermagem em Cardiologia e Atividade docente.

Marcelo Endrigo Peres Concatto, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Cirurgião-dentista. Especialista em Endodontia (Ingá-SM).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>