INTEGRALIDADE DA SAÚDE DO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Vanessa Rodrigues Pucci Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Kauana Flores da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Adalvane Nobres Damaceno Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.16016

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Idoso, Serviços de Saúde para Idosos, Integralidade em Saúde

Resumo

A população mundial vem passando por um processo de transição demográfica, advindo das baixas taxas de fertilidade e aumento da expectativa de vida. Tais fatos desafiamas redes de atenção bem como, a equipe de profissionais a colocar a saúde do idoso nas agendas de ações, de maneira a contemplar os preceitos do Sistema Único de Saúde, dentre os quais o princípio da integralidade. O estudo objetiva identificar quais as evidências científicas acerca da integralidade da saúde do idoso na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados LILACS, PubMed e SCOPUS, considerando publicações a partir do ano de 1982. Foram utilizados os descritores segundo o índice dos Descritores em Ciências da Saúde e os descritores sugeridos pelo Medical Subject Headings. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2015, e 14 artigos compuseram o corpus do trabalho. Após análise emergiram três áreas para discussão: acesso à atenção primária com vistas à integralidade; serviços de saúde, profissionais e integralidade do cuidado; atendimento domiciliar e apoio familiar; que podem ser entendidas como as evidências científicas. Embora necessários, os cuidados integrais da saúde do idoso ainda não são uma realidade tornando-se um desafio na Atenção Primária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues Pucci, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Nutricionista, Especialista em Gestão de Organização Pública de Saúde, Mestre em Enfermagem no Programa de Pós - Graduação em Enfermagem-UFSM na linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde.

Kauana Flores da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira, Especialista em Gestão de Organização Pública de Saúde, Mestre em Enfermagem no Programa de Pós - Graduação em Enfermagem-UFSM na linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde.

Adalvane Nobres Damaceno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Enfermeiro, Especialista em Gestão de Organização Pública de Saúde, Mestre em Enfermagem no Programa de Pós - Graduação em Enfermagem-UFSM na linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde, doutorando em Enfermagem- UFRGS

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 Enfermeira,  Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-25

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>