PROCESSO DE TRABALHO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL

Autores

  • Daniely Baumel da Cruz
  • Marilisa Carneiro Leão Gabardo Faculdade de Tecnologia Herrero
  • Rafael Gomes Ditterich Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
  • Samuel Jorge Moysés Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Antonio Carlos Nascimento Universidade Positivo

Palavras-chave:

avaliação, política de saúde, Saúde da Família, serviços de saúde

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) surgiu com o intuito de reorganizar o processo de trabalho em saúde, particularmente no nível da atenção primária, e, nesta reestruturação, a equipe de saúde bucal (ESB) tem papel importante nas mudanças dentro dos serviços de saúde. O objetivo deste trabalho foi compreender a dinâmica do processo de trabalho na ESF na perspectiva das equipes locais e fazer uma análise/reflexão sobre a atuação das ESB frente aos princípios da ESF em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). A amostra pesquisada foi constituída de 196 trabalhadores (cirurgiões-dentistas, técnicos em higiene dental e auxiliares de consultório dentário) das Unidades de Saúde da ESF do Sistema Municipal de Saúde de Curitiba. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado e a taxa de resposta de 93,3%. A análise indicou uma importante participação da ESB nos Conselhos Locais de Saúde, da ordem de 78,7%. A maioria dos cirurgiões-dentistas (79,3%) avaliou que os cidadãos usuários dos serviços locais têm acesso dificultado às especialidades. Conclui-se que há evidências de que as ESB incorporaram as bases conceituais e a forma de atuar de maneira coerente aos princípios da ESF, entretanto há necessidade de investimentos na educação permanente, sobretudo em princípios de atuação multidisciplinar, utilização da epidemiologia, uso apropriado de ferramentas de abordagem familiar, além de melhorar o acesso aos níveis mais complexos de atenção.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniely Baumel da Cruz

Especialista <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Odontologia em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Marilisa Carneiro Leão Gabardo, Faculdade de Tecnologia Herrero

Mestre <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Administração em Saúde Pública da Faculdade de Tecnologia Herrero.

Rafael Gomes Ditterich, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais

Doutorando <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor de Administração em Saúde Pública do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.

Samuel Jorge Moysés, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres. Professor Titular de Saúde Coletiva da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Antonio Carlos Nascimento, Universidade Positivo

Doutorando <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor de Saúde Coletiva da Universidade Positivo.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)