O trabalho com família realizado por acadêmicos de odontologia na estratégia saúde da família em Curitiba-PR: um relato de experiência

Autores

  • Rafael Gomes Ditterich CESCAGE
  • Cathleen Kojo Rodrigues
  • Antonio Carlos Pereira FOP-UNICAMP
  • Simone Tetu Moysés PUCPR
  • Samuel Jorge Moysés PUCPR

Palavras-chave:

Promoção de saúde, Prevenção, Saúde bucal

Resumo

O trabalho teve a finalidade de promover saúde, melhorar a auto-estima e aumentar a motivação para com os cuidados pessoais nos membros de uma família. Para isso, foi realizado, por um período de três meses, o acompanhamento de uma família atendida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Lotiguaçu, em Curitiba-PR, durante o qual foram analisadas, primeiramente, por meio de entrevista, as condições socioeconômicas, condições de higiene pessoal, infra-estrutura, saneamento básico, dieta alimentar, enfermidades e grau de instrução. Num segundo momento, foram realizados exames clínicos para constatar a condição de saúde bucal nos membros da família. A partir desses dados, foram traçadas estratégias de promoção de saúde, abrangendo aspectos de saúde geral e bucal e garantia de atendimento na USF Lotiguaçu. Com esta experiência, buscou-se uma maior integração entre o acadêmico de odontologia e a realidade social e familiar da comunidade atendida pela equipe de saúde bucal da USF Lotiguaçu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Gomes Ditterich, CESCAGE

Doutorando em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Clínica Integrada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor colaborador das disciplinas de Saúde Coletiva (Odontologia) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da disciplina de Administração em Saúde Pública do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Cathleen Kojo Rodrigues

Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva pela FOP-UNICAMP

Antonio Carlos Pereira, FOP-UNICAMP

Doutor em Saúde Pública pela FSP-USP. Professor do Departamento de Odontologia Social da FOP-UNICAMP.

Simone Tetu Moysés, PUCPR

Doutora em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres. Professora dos programas de Aprendizagem em Odontologia em Saúde Coletiva da PUCPR. Coordenadora da área de concentração em Saúde Coletiva do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da PUCPR.

Samuel Jorge Moysés, PUCPR

Doutor em Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade de Londres. Professor dos programas de Aprendizagem em Odontologia em Saúde Coletiva da PUCPR. Professor Adjunto do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR.

Downloads

Publicado

2008-09-23

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)