Perfil do usuário do Sistema Único de Saúde no município de Curitiba, Paraná, com necessidade de tratamento odontológico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16156Palavras-chave:
Atenção secundária à saúde, Endodontia, Acesso aos serviços de saúde, Distrito Sanitário, Desigualdades em saúdeResumo
Objetivo: Delinear o perfil de usuários que aguardam na fila de espera pelo atendimento odontológico especializado em endodontia nos centros de especialidades odontológicas (CEO) do município de Curitiba, Paraná. Métodos. Neste estudo transversal foram coletados e classificados dados de 7072 usuários conforme gênero, idade, localização geográfica e data de entrada na fila de espera. Os dados foram submetidos aos testes Qui-quadrado para independência, seguido do teste de acompanhamento de resíduos ajustados de Marascuilo. Resultados: Dos usuários pesquisados que aguardam na fila, 63,0% são mulheres; a faixa etária prevalente é de 15 a 34 anos. O distrito sanitário da Matriz possui a menor frequência de inclusão na fila de espera em comparação com os demais distritos sanitários; já os distritos sanitários do Bairro Novo, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Boa Vista, Boqueirão e Pinheirinho apresentaram as maiores frequências. Conclusão: Foram identificadas iniquidades no atendimento odontológico relacionadas ao gênero, faixa etária e distritos sanitários de inclusão. As ações de promoção de saúde devem mobilizar tanto o usuário quanto os profissionais envolvidos no atendimento e, com base nos resultados colhidos, sugere-se uma redistribuição geográfica dos CEO no município.