“Voltar para qual escola?”:

desafios do ensino público diante da pandemia e os sentidos da educação escolar

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2022.v17.34572

Resumo

Diante da pandemia de Covid-19, a esfera da educação foi reconfigurada profunda e consideravelmente, suscitando dúvidas e produzindo diferentes afetações. O presente artigo dedica-se a mapear e refletir criticamente sobre os efeitos deste evento pandêmico para a educação básica, mais especificamente na esfera do ensino público. Para tal, ampara-se em notas etnográficas tecidas a partir de: i- relatos, impressões e problemáticas captadas por meio de etnografia online em grupos de Whatsapp e Facebook voltados à educação na rede pública; ii- notícias, reportagens midiáticas; e por fim, iii- a interlocução com professoras, familiares e estudantes da rede pública de ensino em Porto Alegre/RS e região metropolitana. Por meio de tais reflexões, são elencadas as problemáticas mais recentes em torno do tema, desde o “ensino remoto”, com suas demandas e fatores complicadores na viabilização em termos de acesso; até as sobrecargas de trabalho e demandas cotidianas vivenciada por professores e estudantes; além dos riscos decorrentes das propostas de retorno às aulas presenciais e ensino híbrido. Conclui-se pela necessidade de engajar-se crítica e ativamente à análise cuidadosa das práticas e políticas excludentes que endossam e reafirmam a tomada da educação enquanto mais um instrumento de aprofundamento e produção de desigualdades.

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Publicado

2022-05-31 — Atualizado em 2022-06-02

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