Política cultural, juventude e espaços da cidade:

o Festival de Bandas Novas em Juiz de Fora, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2021.v16.31391

Resumo

O artigo traz como proposta a análise das políticas culturais e seu papel na democratização do acesso aos bens culturais, não somente na perspectiva de seu consumo, mas também no agenciamento dos sujeitos enquanto produtores de cultura. Baseando-se em pesquisa realizada acerca das relações entre juventude e música em Juiz de Fora, MG, destaca o evento Festival de Bandas Novas, realizado na cidade ao longo dos últimos 21 anos, procurando refletir sobre as políticas culturais e os efeitos positivos do desenvolvimento de iniciativas locais como forma de atender à diversidade e às desigualdades sociais no espaço urbano. Assim, participação dos jovens no festival traz à tona os elementos-chave de suas sociabilidades, construção de gostos e o compartilhamento destes entre os seus pares, que se utilizam do tempo livre (lazer) e do consumo da cultura para compor um dos cenários de expressão das juventudes na cidade, sendo esta potencializada pelo poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielle Luchi Coutinho Bove, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail de contato: adrielleluchi@gmail.com.

Rogéria Campos de Almeida Dutra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pos-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Contato: rcadutra@uol.com.br. 

Downloads

Publicado

2021-07-05 — Atualizado em 2021-07-05

Versões