Aproximações metodológicas para um censo administrativo do legislativo municipal no Brasil

Autores/as

  • Rodrigo Rodrigues Silveira Universidad de Salamanca, Espanha https://orcid.org/0000-0002-6912-7689
  • Marta Mendes Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2019.v14.26133

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever o processo de elaboração do Censo Administrativo do Legislativo Municipal no Brasil (CALM) e alguns resultados de sua primeira versão. A finalidade da criação desta base de dados é fornecer à comunidade acadêmica uma fonte de informação padronizada e confiável que possa fomentar o interesse pelo estudo da política local com foco nos legislativos municipais brasileiros. Os métodos utilizados foram a análise de consistência de dados e a análise descritiva de dados para avaliar padrões e identificar casos fora do comum, que podem ser produto de má coleta ou falta de consistência na informação. O universo para estas análises foi – sempre que possível – formado por todos os municípios brasileiros. Os resultados revelam inconsistências nas bases de dados existentes sobre o legislativo municipal e descrevem as potencialidades do uso de registros administrativos para a análise do perfil e estrutura da representação local no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Rodrigues Silveira, Universidad de Salamanca, Espanha

Professor associado de Ciência Política na Universidade de Salamanca, Espanha. Sua trajetória profissional inclui pós-doutorado no Ibero-Amerikanisches Institut (IAI-SPK, Berlin), na Freie Universität Berlin (Germany) e na Brown University (USA). Realizou palestras e conferências em várias universidades na América Latina e na Europa. Seus interesses de pesquisa incluem política subnacional, demografia política e geografia política, assim como políticas públicas, relações intergovernamentais e instituições federais, poder local e grografia eleitoral. É autor de “Gobierno local y estado de bienestar” [Local Government and the Welfate State] (Spain, Fundación Manuel Giménez Abad, 2012), “Representación espacial y mapas” [Spatial Representation and Maps] (Spain, CIS, 2013), assim como de artigos em periódicos internacionais e capítulos de livros.

Marta Mendes Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciência Política pela UFMG. Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Tem interesse em teoria democrática, representação política, política local e clientelismo.

Publicado

2019-07-15