A sociologia no ensino médio: com a palavra os estudantes

Autores/as

  • Katiúscia C. Vargas Antunes Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Departamento de Ciências Sociais
  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2017.v12.12359

Resumen

O artigo em tela traz uma reflexão acerca da Sociologia na escola básica a partir da ótica dos estudantes. O objetivo central da pesquisa foi problematizar o papel da Sociologia para/com os jovens, tendo como referencia o que estes pensam sobre a disciplina. O locus da pesquisa foi o Colégio de Aplicação da niversidade
Federal de Juiz de Fora/MG. A metodologia que norteou o estudo pautou-se na técnica do grupo focal. Foram realizados três grupos, com um número de 12 a 15 estudantes que cursavam o terceiro ano do ensino Médio. Os resultados foram organizados cinco categorias analíticas, i) conhecendo a sociologia: o que é?; ii) A sociologia e o pensamento crítico: por que debater?; iii) A sociologia e o cotidiano: o que tem a ver?; iv) O meu/ a minha professor/professora de sociologia: como ensinar?; e v) Mudanças são bem-vindas: por que mudar? De maneira geral, foi possível perceber que os estudantes compreendem a ociologia como uma disciplina relevante para compreensão da sociedade e suas relações; que quando o professor trabalha de maneira contextualizada eles demonstram maior interesse; que a relação entre professor-aluno, quando amistosa, faz diferença na recepção da disciplina em sala de aula, ou nos espaços de encontro.

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Publicado

2017-10-02