Transcendendo fronteiras: ficção e documentário em Close-up de Abbas Kiarostami

Autores/as

  • Kelen Pessuto Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2017.v12.12326

Resumen

Este artigo é um capítulo atualizado da minha dissertação de mestrado “O ‘espelho mágico’ do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte” e tem como objetivo realizar uma leitura do filme Close-up de Abbas Kiarostami enquanto uma obra híbrida, que borra a fronteira entre o documentário e a ficção.

Close-up é a recriação de um episódio da vida de Husssein Sabzian, que se fez passar pelo cineasta Mohsen Makhmalbaf e enganou toda uma família. O filme de Kiarostami refaz essa história, assim como registra sua repercussão na vida do rapaz e da família ludibriada.

Apesar de ser um filme que já conta com quase vinte anos desde sua realização, Close-up, enquanto objeto de pesquisa, fornece um rico material analítico, pois possibilita uma leitura tanto de seus aspectos ficcionais quanto documentais.

A partir do debate que envolve tanto a teoria antropológica quanto a do cinema, discuto as especificidades de cada gênero e como eles se constituem na obra de Kiarostami.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelen Pessuto, Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia

Doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Unicamp, graduada em Cinema pela FAAP e atriz formada pelo Teatro-Escola Célia Helena.

Realizou um estágio supervisionado na Universidade Nova de Lisboa de janeiro a outubro de 2016.

Membro dos seguintes grupos de pesquisa: CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Portugal), GRAVI (Grupo de Antropologia Visual - USP), NAPEDRA (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama- USP) e GRACIAS (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes- USP).

Pesquisadora de cinemas curdo e iraniano.

Diretora dos filmes: Homeless (2004), Dokhtaran – Filhas da Pérsia (2004); Song of the Birds – filmado no Curdistão turco, ainda em fase de finalização e Kurdish Cinema – A Resistence History (também em processo de finalização).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8144665784217403

Publicado

2017-11-30