Juventude e educação cidadã: estudo sobre os impactos do Parlamento Jovem de Minas Gerais

Autores

  • Raquel Gonçalves da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Departamento de Ciências Sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objeto o Parlamento Jovem de Minas Gerais em Juiz de Fora. Esse programa é destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares e objetiva proporcionar aos participantes aprendizado a cerca da política, da democracia e de suas instituições. Nesta pesquisa buscou-se investigar os impactos desse projeto sobre as percepções, o nível de informação, as atitudes e o comportamento dos jovens em relação a esses principais temas abordados. Para isso foram realizadas entrevistas entre jovens que participaram e jovens que não participaram do projeto no ano de 2012. A análise revela a existência de
importantes diferenças entre os participantes e os não participantes do Parlamento Jovem em relação a várias
dimensões analisadas. Mas não permite assegurar, de forma inequívoca, que tais diferenças devem-se à participação
no projeto e não a outros fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-17