Visibilidade versus Opacidade: uma análise das matérias das Revistas Época e Veja (Maio de 2008 a Maio de 2009)

Autores/as

  • Ana Paula de Almeida Evangelista UFJF
  • Glauber Loures de Assis UFMG

Resumen

Este trabalho analisa quantitativa e qualitativamente as matérias veiculadas pelas duas revistas semanais de maior tiragem do Brasil (Época e Veja) no período de maio de 2008 a maio de 2009. As quantificações relativas às divisões temáticas (notadamente política, economia e publicidade) basearam-se no modelo desenvolvido por Venício A. de Lima (2001), já a análise qualitativa dialogou com conceitos de autores como Niklas Luhmann (2005) e John Thompson (1998). Diante dos dados coletados é possível observar que, apesar de diferenças superficiais (a Época numa perspectiva mais informacional, a Veja baseada em jornalismo de opinião), ambas as publicações apresentam valorações ideológicas similares.Palavras-Chave: análise quantitativa; análise qualitativa; revista Época; revista Veja

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula de Almeida Evangelista, UFJF

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Políticas Públicas e Gestão Social e mestranda do Curso de Ciências Sociais na mesma instituição.

Glauber Loures de Assis, UFMG

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Políticas Públicas e Gestão Social e mestrando do Curso Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2013-01-18