O Fenômeno da personalização da política: evidências comunicacionais das campanhas de Dilma e Serra em 2010

Autores/as

  • Paulo Roberto Figueira Leal UFJF
  • Mário Braga Magalhães Hubner Vieira UFJF

Resumen

Eleições vêm sendo disputadas sob uma crescente ênfase nos candidatos (e não nos partidos ou programas) como estratégia preferencial de comunicação política, apontam autores como Martin Wattenberg e Samuel Popkin. O presente artigo tem por objetivo avaliar quais enquadramentos discursivos centrais foram construídos, em 2010, pelos principais candidatos à Presidência na semana inicial dos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e cotejá-los ao debate sobre personalização.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto Figueira Leal, UFJF

Doutor e mestre em Ciência Política (Iuperj). Professor do mestrado e da graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mário Braga Magalhães Hubner Vieira, UFJF

Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF.

Publicado

2013-01-17