Ensino de sociologia na educação básica: perspectivas docentes sobre desafios contemporâneos

Autores

  • Rafaela Reis Azevedo de Oliveira Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • Luciana Gomes Ferreira Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Resumo

Este artigo visa contribuir para a produção de reflexões sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica desde a implementação da Lei 11.684/08, analisando alguns dos desafios preementes nesse cenário. No primeiro momento, é apresentada uma discussão sobre o ensino de Sociologia, trazendo o histórico da disciplina e a legislação educacional pertinente. A discussão abrange, ainda, o dualismo entre bacharelado e licenciatura; uma reflexão de cunho pessoal sobre o que é ser aluno e ser professor de Sociologia; e, finalmente, uma discussão em torno do ensino de Sociologia e a formação de docentes. Finalmente, examina-se o Projeto Escola Sem Partido, atualmente em tramitação no Senado, e os desafios que potencialmente representa para o ensino de Sociologia na Educação Básica. Conclui-se que a institucionalização da Sociologia como disciplina escolar é ameaçada por iniciativas como o Projeto Escola sem Partido, pois elas criam dificuldades para o tratamento de temas básicos de estudo das Ciências Sociais, assim como para seu estudo a partir de uma perspectiva teórica crítica e desnaturalizadora.

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Biografia do Autor

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Bacharel em Ciências Sociais e Doutora em Educação UFJF.

Luciana Gomes Ferreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Sociologia com ênfase em Antropologia

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Publicado

2016-08-30