Determinantes do sucesso educacional: um olhar sobre as trajetórias educacionais de sucesso

Autores

  • Vanessa Castro Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Humanas Departamento de Ciências Sociais

Resumo

EEste artigo busca refletir sobre o perfil e as características do background familiar dos indivíduos que mesmo em circunstâncias de desvantagem social, realizam com sucesso suas trajetórias escolares, tornando-se exceções que comprovam a regra. Ou seja, mesmo a origem social exercendo forte influência sobre os destinos escolares, muitos indivíduos sobressaem-se, atingindo o sucesso educacional apesar das circunstancias de desvantagem social. Merecendo uma análise mais apurada. A posição social tornou-se um importante indicador nas pesquisas em sociologia da educação a partir dos anos sessenta, quando diversas pesquisas nos Estados Unidos e Europa revelaram incontestáveis associações estatísticas entre os níveis de acesso à escola e os grupos sociais. Assim, o objetivo deste artigo é refletir brevemente, com base nas teorias do capital humano, teorias reprodutivistas, teorias neoweberianas e pesquisas empíricas realizadas no Brasil, sobre as desigualdades perante o ensino e o sucesso educacional.

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Publicado

2014-06-04