Violência, cidade e escola:
aspectos para se pensar a paisagem urbana.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2023.v18.40111Resumo
O presente trabalho visa compreender aspectos das interseções do fenômeno da violência com a cidade e o espaço escolar a partir de elementos da paisagem. Entende-se a escola como importante fração do tecido socioespacial da cidade e produto das práticas sociais e intervenções expressas em sua espacialidade, tendo como elemento fixo a sua contínua transformação. Para isso foram desenvolvidas problematizações junto a autores que pensam a cidade e desenvolvidos trabalhos de campo para vivências e registros de imagens para a composição de análises e sistematizações. Verifica-se ao longa das discussões que a compreensão da espacialização da violência aplicada ao contexto escolar é um exercício de leitura do mundo a partir do pensamento geográfico. Evidencia-se a instabilidade na paisagem da cidade, sendo esta afetada pelas múltiplas expressões de violência que transformam dialeticamente relações materiais e simbólicas em objetos e equipamentos que compõem o espaço urbano.