Autoetnografias dialogadas de feministas negras:
experiências de docentes negras em programas de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2022.v17.38101Resumo
Vimos realizando estudos e escritas à luz das teorias sobre autoetnografia. Temos buscado discorrer numa perspectiva feminista negra e dialogada constituída a partir de duas vozes que conduzem um ecoar para além dos âmbitos individuais. Nossas reflexões têm sido, com maior ênfase, nos âmbitos das teorias sobre mulher e ciência, racismos diversos e desigualdades de gênero e raça. De modo específico, o ambiente de atuação das professoras doutoras negras, vem sendo nosso locus de análises e problematizações. Neste texto, temos por intenção, trazer algumas de nossas experiências e experienciações sobre mulher negra e ciência evidenciando como os marcadores de raça e racismo influenciam em nossas respectivas trajetórias como docentes pesquisadoras. Buscamos dar pistas e visibilidade aos desafios enfrentados nestas travessias, bem como nossas táticas de agenciamentos. Assim, é nosso objetivo apresentar, a partir da autoetnografia feminista negra e dialogada, fazeres, epistemes e práxis realizadas por nós: professoras doutoras negras em programas de pós-graduação.