Os encontros e desencontros entre o ensino de ciências sociais e a pós-graduação

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-101X.2022.v17.36469

Resumo

O debate sobre ensino de ciências sociais na educação básica tem sido ampliado nos últimos anos, o que é acompanhado pelo aumento do número de dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre este tema, especialmente em programas de pós-graduação em ciências sociais e em educação. Neste artigo analisamos a relação entre o ensino das ciências sociais e a pós-graduação stricto sensu no Brasil, destacando, por um lado, o aumento de pesquisas sobre a temática, por outro, o papel da pós-graduação na formação inicial e continuada de professores. Argumenta-se que, apesar da área de sociologia relegar aos mestrados profissionais a formação continuada de professores, os programas acadêmicos têm assumido esse papel, os que demanda uma nova reflexão sobre o lugar desta formação na pós-graduação.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-Graduação Sociologia Política e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2022-11-08