Transcendendo fronteiras: ficção e documentário em Close-up de Abbas Kiarostami

  • Kelen Pessuto Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia

Resumo

Este artigo é um capítulo atualizado da minha dissertação de mestrado “O ‘espelho mágico’ do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte” e tem como objetivo realizar uma leitura do filme Close-up de Abbas Kiarostami enquanto uma obra híbrida, que borra a fronteira entre o documentário e a ficção.

Close-up é a recriação de um episódio da vida de Husssein Sabzian, que se fez passar pelo cineasta Mohsen Makhmalbaf e enganou toda uma família. O filme de Kiarostami refaz essa história, assim como registra sua repercussão na vida do rapaz e da família ludibriada.

Apesar de ser um filme que já conta com quase vinte anos desde sua realização, Close-up, enquanto objeto de pesquisa, fornece um rico material analítico, pois possibilita uma leitura tanto de seus aspectos ficcionais quanto documentais.

A partir do debate que envolve tanto a teoria antropológica quanto a do cinema, discuto as especificidades de cada gênero e como eles se constituem na obra de Kiarostami.

Biografia do Autor

Kelen Pessuto, Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia

Doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Artes Cênicas pela Unicamp, graduada em Cinema pela FAAP e atriz formada pelo Teatro-Escola Célia Helena.

Realizou um estágio supervisionado na Universidade Nova de Lisboa de janeiro a outubro de 2016.

Membro dos seguintes grupos de pesquisa: CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Portugal), GRAVI (Grupo de Antropologia Visual - USP), NAPEDRA (Núcleo de Antropologia, Performance e Drama- USP) e GRACIAS (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes- USP).

Pesquisadora de cinemas curdo e iraniano.

Diretora dos filmes: Homeless (2004), Dokhtaran – Filhas da Pérsia (2004); Song of the Birds – filmado no Curdistão turco, ainda em fase de finalização e Kurdish Cinema – A Resistence History (também em processo de finalização).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8144665784217403

Publicado
2017-11-30