Transcendendo fronteiras: ficção e documentário em Close-up de Abbas Kiarostami
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-101X.2017.v12.12326Resumo
Este artigo é um capítulo atualizado da minha dissertação de mestrado “O ‘espelho mágico’ do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte” e tem como objetivo realizar uma leitura do filme Close-up de Abbas Kiarostami enquanto uma obra híbrida, que borra a fronteira entre o documentário e a ficção.
Close-up é a recriação de um episódio da vida de Husssein Sabzian, que se fez passar pelo cineasta Mohsen Makhmalbaf e enganou toda uma família. O filme de Kiarostami refaz essa história, assim como registra sua repercussão na vida do rapaz e da família ludibriada.
Apesar de ser um filme que já conta com quase vinte anos desde sua realização, Close-up, enquanto objeto de pesquisa, fornece um rico material analítico, pois possibilita uma leitura tanto de seus aspectos ficcionais quanto documentais.
A partir do debate que envolve tanto a teoria antropológica quanto a do cinema, discuto as especificidades de cada gênero e como eles se constituem na obra de Kiarostami.