O ensino de Sociologia na Educação Básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O retorno da Sociologia ao currículo do Ensino Médio no Brasil tem fomentado o incremento da produção acadêmica nesse campo, o que pode ser atestado pelo crescente número de pesquisas na pós-graduação sobre este tema. Outro importante fator para compreendermos a apropriação do ensino como objeto de investigação da Sociologia brasileira, diz respeito aos espaços institucionais de divulgação do conhecimento científico, nesta direção. Neste sentido, proponho-me a realizar um balanço do Grupo de Trabalho “Ensino de Sociologia”, que vem funcionando junto aos Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2005, enfocando as principais temáticas exploradas e o perfil dos autores dos trabalhos apresentados.

 

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2016-08-30