Pesquisa em teoria organizacional e administrativa: possibilidades e limites do paradigma comunicativo (Habermas) e sistêmico (Luhmann)

Autores

  • Josep Pont Vidal Universidade Federal do Pará

Resumo

A pesquisa qualitativa na ciência da administração, especi camente no âmbito público, tem conseguido normalizar-se e explorar as possibilidades de diferentes paradigmas e metodologias. Contudo, são raras as pesquisas e observações que fundamentam os paradigmas comunicativos. Na base, a pergunta teórica: Qual pode ser sua contribuição operacional para as observações na administração pública? Exploram-se as possibilidades e limites e a sua aplicação nas observações empíricas na administração pública do paradigma “entendimento comunicativo” proposto por Niklas Luhmann, e a comunicação pragmático-universal de Jürgen Habermas. De acordo com a descripção dos limites dos paradigmas,  se propõe a utilização da noção de “autopoiesis re exiva” como conceito capaz de sintetizar de forma dinâmica as limitações da autopoiese e da comunicação para as observações nas organizações públicas. Palavras-chave: ação comunicativa; entendimento comunicativo; “autopoiesis re exiva”; administração pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josep Pont Vidal, Universidade Federal do Pará

Professor e pesquisador do Núcleo
de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do Mestrado Pro ssional em Gestão Pública para o
Desenvolvimento na UFPA. NAEA-UFPA.

Downloads

Publicado

2014-09-09