Visibilidade versus Opacidade: uma análise das matérias das Revistas Época e Veja (Maio de 2008 a Maio de 2009)

Autores

  • Ana Paula de Almeida Evangelista UFJF
  • Glauber Loures de Assis UFMG

Resumo

Este trabalho analisa quantitativa e qualitativamente as matérias veiculadas pelas duas revistas semanais de maior tiragem do Brasil (Época e Veja) no período de maio de 2008 a maio de 2009. As quantificações relativas às divisões temáticas (notadamente política, economia e publicidade) basearam-se no modelo desenvolvido por Venício A. de Lima (2001), já a análise qualitativa dialogou com conceitos de autores como Niklas Luhmann (2005) e John Thompson (1998). Diante dos dados coletados é possível observar que, apesar de diferenças superficiais (a Época numa perspectiva mais informacional, a Veja baseada em jornalismo de opinião), ambas as publicações apresentam valorações ideológicas similares.Palavras-Chave: análise quantitativa; análise qualitativa; revista Época; revista Veja

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Almeida Evangelista, UFJF

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Políticas Públicas e Gestão Social e mestranda do Curso de Ciências Sociais na mesma instituição.

Glauber Loures de Assis, UFMG

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Políticas Públicas e Gestão Social e mestrando do Curso Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-01-18