Uma década do Programa Proinfância

um olhar para as produções acadêmicas

Autores

  • Víviam Carvalho de Araújo Prefeitura de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Núbia Aparecida Schaper Santos Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6684-2305

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31547

Palavras-chave:

Políticas de educação infantil, Programa Proinfância, Implementação de programa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento bibliográfico acerca da produção acadêmica sobre o Programa Proinfância, considerando as publicações a partir de 2007, ano em que o Programa foi instituído, até o ano de 2017. Ao buscar compreender as concepções que atravessam a implementação de um programa que faz parte de uma política mais ampla no campo da educação, foi preciso dimensionar os aspectos que constituem o modelo federado em nosso país. Realizar um mapeamento da produção teórica da situação do Proinfância possibilitou conhecer como esse programa repercute diante da realidade brasileira, que tem características muito próprias em relação à sua organização social.  

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Biografia do Autor

Víviam Carvalho de Araújo, Prefeitura de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação (UFJF). Doutora em Educação (UFJF). Professora da rede municipal de ensino de Juiz de Fora e do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Integrante do Grupo de Pesquisa "Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano" (LICEDH) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Juiz de Fora.  Integrante da Equipe Gestora do Fórum de Educação Infantil Regional Zona da Mata Mineira.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556859U9

 

Núbia Aparecida Schaper Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Psicologia (UFJF). Mestre em Educação Especial (UFSCar). Doutora em Educação (UERJ). Professora Classe do Departamento Adjunta da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Pesquisa: Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano - LICEDH. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFJF.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8

 

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Publicado

2021-03-13

Como Citar

Araújo, V. C. de, & Santos, N. A. S. (2021). Uma década do Programa Proinfância: um olhar para as produções acadêmicas. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–16, e31547. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31547

Edição

Seção

Pesquisa aplicada