As possibilidades do uso de podcast no ensino superior

uma breve revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36113

Palavras-chave:

Podcast, Educação superior, Tecnologias educacionais

Resumo

Esta revisão de literatura objetivou traçar um panorama do uso da tecnologia digital podcasts no ensino superior brasileiro, por meio da análise dos trabalhos científicos que apontam usos empíricos dessa modalidade radiofônica na educação. A busca desse material foi feita no Portal de Periódicos CAPES e no Google Acadêmico e considerou os trabalhos completos, em português e publicados entre 2015 e 2020. Encontrou-se 76 registros, destes 20 compuseram o corpus dessa pesquisa. Para a análise qualitativa do material, usou-se os descritos disponíveis na literatura (DEAL, 2007; MCGARR, 2009; FREIRE, 2013). Os resultados apontaram que podcasts originais são os mais usados; comumente aplicado de modo suplementar, para o acesso de material complementar à aprendizagem de conteúdo; o uso, em muitos casos, não supera o modelo tradicional de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi, Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas (UFU) e Diplomado em Biologia (UC-PT). Especialista em  Educação (UNIUBE). Graduando em Jornalismo (UFMT). É autor da pesquisa: "Jornalistas e cientistas: um olhar etnográfico sobre os ritos de interação na Divisão de Divulgação Científica da UFU" (2019). Atuou como produtor do podcast "Ciência ao Pé do ouvido"  realizado pela Divisão de Divulgação Científica da DIRCO/UFU (2020). Atualmente faz parte do Grupo de pesquisa "Interfaces em Comunicação Pública da Ciência, Tecnologias e Educação: políticas públicas, comunicação digital e métricas, divulgação científica". Tem interesse: jornalismo científico, educação, formação inicial e continuada de professores/as. 

Sueli Heloisa Doriguetto Ferreira, Universidade de Uberaba, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Educação (UNIUBE). Graduada em Pedagogia, Licenciatura Plena (FFCLI). Especialista em Didática do 3º grau (UNIFRAN), Metodologia de Ensino (UNIUBE), Psicopedagogia (UFU), Orientação Educacional (FFCLI), Supervisão Escolar (UJO) e Educação a Distância (UNIUBE). Atualmente é docente do curso de Pedagogia Presencial e EAD da UNIUBE. Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio, Planejamento, Gestão e Educação Infantil. Faz parte da
REDECENTRO/OBEDUC/CAPES/UNIUBE.

Referências

ALENCAR, Tatiane de O. Silva et al. Uso de tecnologias digitais na educação interprofissional: experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade. Revisa. v. 9, n. 1, p. 603-609, jul./set. 2020. Especial Covid-19. Disponível em: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p603a609. Acesso em: 18 mar. 2021.

ANTOUN, Henrique; PECINI, André Custódio. A web e a parceria: projetos colaborativos e o problema da mediação na Internet. Revista InTexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 16, p. 1-17, jan./jun. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/7001/4323. Acesso em: 12 mar. 2021.

AZEVEDO, Debora. Revisão de Literatura, Referencial Teórico, Fundamentação Teórica e Framework Conceitual em Pesquisa – diferenças e propósitos. Working paper, [S.l.], p. 1-10. 2016. Disponível em: https://xdocs.com.br/doc/revisao-de-literatura-referencial-teoric-d8m301qwegop. Acesso em: 14 fev. 2021.

BARROS, Gílian C.; MENTA, Eziquiel. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista Eptic On-Line, Sergipe: UFS, v. 9, n. 1, jan/abr, p.1-14. 2007. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012621.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

BATES, Anthony Willian. Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning. 2ª edição. Vancouver, Canada: Editora Tony Bates Associates Ltd., 2019. Não paginado. Disponível em: https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev2/chapter/section-8-1-a-short-history-of-educational-technology/. Acesso em: 14 mar. 2021.

BELINE, Willian; MENTA, Eziquiel; SALVI, Rosana Figueiredo. Ferramentas de comunicação e software livre: inclusão digital em escolas públicas do Paraná. Revista Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 8, n. 13, p.1-19, jan. 2005. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/article/view/78. Acesso em: 18 mar. 2021.

BIANCO, Nelia Rodrigues Del. O futuro do rádio no cenário da convergência frente às incertezas quanto aos modelos de transmissão digital. Revista Eptic On-Line, Sergipe: UFS, v. 12, p. 3-18, jan./abr. 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12282/1/ARTIGO_FuturoRadioCenario.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

BRAGA, Karla Michelle de Meneses Caeiro. Podcast: utilização da mídia como instrumento na educação formal. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 1-8, set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v3n1-5. Acesso em: 17 mar. 2021.

CAMPBELL, Gardner. Podcasting in education: there’s something in the air. EDUCAUSE Review, Washington, v. 40, n. 6, p. 32-47, nov./dez. 2005. Disponível em: https://er.educause.edu/-/media/files/article-downloads/erm0561.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

CANFIL, Daniele Cristina; ROCHA, Diana; FACHI, Camila Candeia Paz. Podcast: o universo midiático em sala de aula. In: Congresso de Ciências da Comunicação na região Sul. Anais Intercom, Novo Hamburgo, mai. 2010, p.1-12. Disponível em: https://cutt.ly/Fx39FPo. Acesso em: 18 mar. 2021.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Belém: Imprensa Nacional, 2005. p. 17-30. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.

COELHO, Fernando Miguel Teixeira da Silva. Inovação na sala de aula: o uso das TIC's como estratégia no processo de ensino aprendizagem nas universidades: um estudo de caso em uma Universidade Maranhense. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar) - Universidade Católica Portuguesa, Portugal, 129 p. 2018. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/27283. Acesso em: 18 mar. 2021.

COUTO, Alexis Aragão. Metodologias ativas no ensino de conteúdos morfofuncionais: uso do podcast como ferramenta. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) – Centro Universitário de Volta Redonda, 90 p. 2017. Disponível em: https://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2016/alexis-couto.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

CREPALDI, Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva; ALMEIDA, Diélen dos Reis Borges; GONZAGA, Jhonatan Dias. Ciência ao pé do ouvido: como a UFU se comunica com a sociedade por meio de podcast. Revista do Edicc, Campinas, n. 7. 2021. No prelo.

DEAL, Ashley. A Teaching With Technology White Paper: Podcasting. Carnegie Mellon University. Pittsburgo: Universidade Carnegie Mellon, p. 1-15, jun. 2007. Disponível em: https://www.cmu.edu/teaching/resources/PublicationsArchives/StudiesWhitepapers/Podcasting_Jun07.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

FARIA, Elaine Turk. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor. 4ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 57-72, 2004. Disponível em: https://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5%5B1%5D.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

FERRARETTO, Luiz Artur. Possibilidades de convergência tecnológica: pistas para a compreensão do rádio e das formas do seu uso no século 21. In: 30º Congresso Brasileiro de Comunicação, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais Intercom, Santos, p. 1-15. 2007. Disponível em: https://cutt.ly/Ex390Yz. Acesso em: 14 mar. 2021.

FERREIRA, Caique et al. Uso de podcast para apoio a aprendizagem de algoritmos em curso de graduação em Computação. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Anais..., Uberlândia, p. 1208-1217, out. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.830. Acesso em: 18 mar. 2021.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Editora Martins Fontes. 1999.

FRANÇA E SILVA, Raphael; ALVES, Thelma Panerai. Audionovelas entre a ficção e a realidade: Narrativas em podcast na disciplina de história. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, UFPE, v. 10, n. 1, p. 1-14. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/240021/pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

FRANCO, Carolina Machado dos Santos. As possibilidades do Podcast como ferramenta midiática na educação. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 70 p. 2008. Disponível em: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24936. Acesso em: 7 mar. 2021.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construção de uma estratégia de classificação para podcasts na educação. Revista Inter Ação, Goiás: UFG, v. 38, n. 3, p. 711-730, jul. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20810. Acesso em 12 mar. 2021.

HARZING, Anne-Wil; ALAKANGAS, Satu. Google Scholar, Scopus and the Web of Science: a longitudinal and cross-disciplinary comparison. Scientometrics, 106ª ed., v. 2, p. 787-804, nov. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1798-9. Acesso em: 14 fev. 2021.

HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSKY, Marcelo. A geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 15, n. 37, p. 101-106, dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806. Acesso em: 14 mar. 2021.

LANGA, Guilherme Matheus et al. Recursos educacionais digitais em anatomia e fisiologia humanas em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-22, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736. Acesso em: 18 mar. 2021.

LAZZARI, Marco. Creative use of podcasting in higher education and its effect on competitive agency. Computers & Education, [S.l.], Elsevier Ltd, v. 52, n. 1, p. 27-34, jan. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.06.002. Acesso em: 20 mar. 2021.

LEITÃO, Paulo Jorge O. A Revolução RSS e as Bibliotecas. In: X Congresso BAD, Guimarães. Anais... Guimarães, p.1-11, 2010. Disponível em: http://eprints.rclis.org/16270/1/RSS_Bibliotecas_PJL_CongBAD_.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

MAFORT, Mariane Rentes; RAMOS, Laís Feliciano; FERNANDES-SANTOS, Caroline. Podcast como estratégia de inclusão no ensino superior. Revista SocArXiv, [S.l.], p. 1-19, mai. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31235/osf.io/4vypq. Acesso em: 18 mar. 2021.

MARIANO, Ari Melo; SANTOS, Maíra Rocha. Revisão da Literatura: Apresentação de uma Abordagem Integradora. In: XXVI Congreso Internacional de la Academia Europea de Dirección y Economía de la Empresa (AEDEM), Reggio Calabria, Anais... Itália, v. 26, set. 2017, p. 427-443. Disponível em: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/585844/mod_resource/content/1/TEMAC.pdf. Acesso em: 14 fev. 2021.

MARSON, Isabel Cristina Vollet; SANTOS, Ademir Valdir. Formação continuada de docentes de língua inglesa: Contribuições didático-pedagógicas do uso de ambientes virtuais de aprendizagem. e-Mosaicos – Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Rio de Janeiro: UERJ, v. 4, n. 7, p. 1-13, jun. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/17119/12588. Acesso em: 18 mar. 2021.

MCGARR, Oliver. A review of podcasting in higher education: Its influence on the traditional lecture. Australasian journal of educational technology, [S.l.], v. 25, n. 3, jul. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.1136. Acesso em: 20 mar. 2021.

MIRANDA, Ana Karla Pereira; KANASHIRO, Daniela S. Kawamoto. O uso de podcast na educação a distância: uma experiência vivenciada no curso de letras da UFMS. In: IV Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola. Anais... Dourados, v. 3, n. 3, p. 1232-1238, set. 2019. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5897. Acesso em: 18 mar. 2021.

MUNIZ, Ricardo Alexandre Amaral. Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, 116 p. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25322. Acesso em: Acesso em: 18 mar. 2021.

OKAIGUSIKU, Alberto Eikiti; GRANDE, Gabriela Claudino; VILAÇO, Fabiana Lacerda. Planejamento de aulas para contextos diversos: translinguagem, multiletramentos e os letramentos críticos. Entreletras, Araguaína, v. 9, n. 3, p. 290-308, out./dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p290. Acesso em: 18 mar. 2021.

OLIVEIRA, Ilena da Aparecida; OLIVEIRA, Sabrina Aparecida de; CARVALHO, Saulo Rodrigues de. Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. Revista Aproximação, Guarapuava, v. 2, n. 5, p. 56-64, out./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6709. Acesso em: 18 mar. 2021.

OLIVEIRA, Thiago Alcebíades. A avaliação da oralidade em contexto de formação de professores de inglês com instrução baseada em conteúdo: critérios e instrumentos. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, 116 p. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11095. Acesso em: 18 mar. 2021.

PAULA, Solange Aparecida; FIGUEIRÓ, Ronaldo. A utilização da mídia podcast como prática inovadora na educação superior. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. 1-24, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11124. Acesso em: 18 mar. 2021.

PRIMO, Alex. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Revista InTexto, Porto Alegre, v. 13, n.13, p. 1-15, 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/26568. Acesso em: 18 mar. 2021.

SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; ALMEIDA, Diélen dos Reis Borges; CREPALDI, Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva. Comunicação pública e divulgação científica em tempos de Covid-19: ações desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia - Brasil. Revista Española de Comunicación en Salud, Madri, p. 279-292, jul. 2020. Suplemento 1. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20318/recs.2020.5436. Acesso em: 12 mar. 2021.

SANTOS, Jeferson Paulo Santana; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de. Análise das Concepções de Licenciandos em Química sobre o uso do Podcasting como recurso didático. Revista Tecnologias na Educação, Minas Gerais, v. 1, n. 12, p. 1-12, 2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art6-vol12-julho2015.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

SANTOS, João Manuel C. Malaia. Narrativas do passado e o poder da comunicação: um relato de experiência sobre a produção de podcasts e a formação do professor de História. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 127-137, set./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48861. Acesso em 18 mar. 2021.

SILVA JÚNIOR, Edvargue Amaro da; SILVA, Cristiane Freitas Pereira da; BERTOLDO, Sandra Regina Franciscatto. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 31-51, dez. 2020. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815/624. Acesso em: 18 mar. 2021.

SILVA, Laís Nascimento de Melo. SemioCast: O uso do Podcast como ferramenta educativa complementar no Ensino Superior. 2018. TCC (Bacharel em Enfermagem) - Universidade Federal De Pernambuco, 32 p. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27766. Acesso em: 18 mar. 2021.

SILVA, Maurício Severo da. O uso do podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari, 153 p. 2019. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/handle/10737/2533. Acesso em: 18 mar. 2021.

SOARES, Aline Bairros; MIRANDA, Pauline Vielmo; SMANIOTTO, Cláudia Barin. Potencial pedagógico do podcast no ensino superior. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 1-10. 2018. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078. Acesso em: 18 mar. 2021.

SOARES, Aline Bairros; SANTOS, Leila Maria Araújo; BARIN, Claudia Smaniotto. O Arco de Maguerez como estruturador pedagógico das TDIC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, p. 1-10, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85895. Acesso em: 18 mar. 2021.

UTSUNOMIYA, Fred; BERLEZZI, Fernando. Uso de podcasts como apoio didático no ensino superior: descrevendo uma experiência em cursos de graduação presencial. In: III Jornada Internacional GEMInIS. Anais... UFSCar. p. 1-12, ago. 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-1b3cd16c619b6828ac3835f84269fc35b497c22d-arquivo.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Augusto Arlindo Tomaz da Silva Crepaldi, T., & Ferreira, S. H. D. . (2022). As possibilidades do uso de podcast no ensino superior: uma breve revisão. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–18, e36113. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36113

Edição

Seção

Pesquisa aplicada