Desafios educacionais em tempos de pandemia

estratégias e vitórias no ensino remoto

Autores/as

  • Vanessa do Carmo Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucas Neiva da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pierangelli Mantovani Gribel Escola Estadual Marieta Soares Teixeira
  • Raquel Benedito Fernandes Faculdades Integradas de Cataguases
  • Janaina Valverde Garcia Escola Estadual Marieta Soares Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31623

Palabras clave:

ensino, gestão colaborativa, atividades remotas, pandemia

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência das iniciativas realizadas por parte de gestores, professores e especialistas da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, da cidade de Cataguases, Minas Gerais, que tiveram como objetivo principal instigar a participação dos discentes nas atividades remotas, dada a atual suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19. Um dos principais problemas encontrados tem sido a baixa participação por parte dos discentes nas atividades remotas, seja por dificuldades em organizar uma rotina de estudos, seja por falta de acesso à internet ou por falta de concentração, ansiedade, entre outros problemas psicológicos e emocionais. Assim, temos desenvolvido várias estratégias, tais como videoaulas dinâmicas e interativas, concurso de redação, amigo secreto virtual, clube de leitura online, videoconferências com profissional, para tratar dos problemas psicológicos, entre outras estratégias que ajudaram a motivar e a incentivar os alunos e pais/responsáveis nesses tempos tão complicados e desafiadores.

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Biografía del autor/a

Vanessa do Carmo Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é professora efetiva da disciplina de língua portuguesa na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, em Cataguases-MG.

Pierangelli Mantovani Gribel, Escola Estadual Marieta Soares Teixeira

Possui Graduação em Letras - Português/ Inglês (Licenciatura plena) pelas Faculdades Integradas de Cataguases - FIC e Pós-Graduação em Docência Superior pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel - FERP (Barra do Piraí-RJ). Atualmente é diretora eletiva da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira - Cataguases, MG.

Raquel Benedito Fernandes, Faculdades Integradas de Cataguases

Possui Licenciatura em Pedagogia (habilitação em Supervisão Escolar) pelas Faculdades Integradas de Cataguases - FIC e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco - UCB. Atualmente é Supervisora Pedagógica da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, em Cataguases-MG.

Janaina Valverde Garcia , Escola Estadual Marieta Soares Teixeira

Possui Graduação em Biologia pela Universidade de Franca e Especialização em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Atualmente é professora das disciplinas ciências e biologia na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, em Cataguases-MG.

Citas

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Abreu, V. do C., Silva, L. N. da, Gribel, P. M., Fernandes, R. B., & Garcia , J. V. (2020). Desafios educacionais em tempos de pandemia: estratégias e vitórias no ensino remoto. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1371–1382. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31623