Desafios educacionais em tempos de pandemia
estratégias e vitórias no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31623Palabras clave:
ensino, gestão colaborativa, atividades remotas, pandemiaResumen
O presente trabalho é um relato de experiência das iniciativas realizadas por parte de gestores, professores e especialistas da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, da cidade de Cataguases, Minas Gerais, que tiveram como objetivo principal instigar a participação dos discentes nas atividades remotas, dada a atual suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19. Um dos principais problemas encontrados tem sido a baixa participação por parte dos discentes nas atividades remotas, seja por dificuldades em organizar uma rotina de estudos, seja por falta de acesso à internet ou por falta de concentração, ansiedade, entre outros problemas psicológicos e emocionais. Assim, temos desenvolvido várias estratégias, tais como videoaulas dinâmicas e interativas, concurso de redação, amigo secreto virtual, clube de leitura online, videoconferências com profissional, para tratar dos problemas psicológicos, entre outras estratégias que ajudaram a motivar e a incentivar os alunos e pais/responsáveis nesses tempos tão complicados e desafiadores.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.
BURGESS, Simon; SIEVERTSEN, Hans Henrik. Schools, skills, and learning: the impact of COVID-19 on education. VOX CEPR Policy Portal. Disponível em: https://voxeu.org/article/impact-covid-19-education. Acesso em: 9 jun. 2020.
CALDEIRA, Jeane dos Santos. Relação Professor-aluno: uma reflexão sobre a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (XI EDUCERE), 11. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2013.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2016.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Educação escolar em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acesso em: 29 jul. 2020.
MACHADO, Patricia Lopes Pimenta. Educação em tempos de pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. a. 5, n. 6, v. 8, p. 58-68, jun. 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia. Acesso em: 10 jul. 2020.
MINAS GERAIS. Governo do Estado de. Documento orientador: regime especial de atividades não presenciais. v. 2. Belo Horizonte, jun. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1KYPDNsFqVKHnmYYgLgVGHWMKkyeMrNak/view. Acesso em: 15 ago. 2020.
MINAS GERAIS. Governo do Estado de. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Ensino fundamental em tempo integral. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/19xKeqxNFCLee_Y02QW_MT5WmC5VyVUDP6isyQOgK_1E/edit. Acesso em: 15 ago. 2020.
OLIVEIRA, Francisco. O que é formação para a cidadania. Instituto Pólis de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais. Disponível em: http://www.polis.org.br. Acesso em: 16 ago. 2020
VIEIRA, Sofia Lerche (Org.). Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.