Estratégias de aprendizagem, autoconsciência e locus de controle em estudantes universitários

Autores

  • Thais da Silva-Ferreira Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9826-3428
  • Jeniffer Ferreira-Costa Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil
  • Daiane Fuga da Silva Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil
  • Ivan Wallan Tertuliano Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Educação Física, São Paulo, SP, Brasil ivanwallan@gmail.com | http://orcid.org/0000-0001-6413-6888 https://orcid.org/0000-0001-6413-6888
  • Daniel Bartholomeu UniAnchieta, Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0182-4581

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41935

Palavras-chave:

Locus de controle, Autoconsciência, Aprendizagem

Resumo

A consciência de si e as atribuições dos juízos que interpretam os acontecimentos são aspectos da individualização do sujeito. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a autoconsciência e o locus de controle nas estratégias de aprendizagem de universitários. A amostra foi composta por 25 universitários. Utilizou-se de uma abordagem quantitativa, a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson, a Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R) e a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U). O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética X. Os resultados não revelaram correlações significativas entre as variáveis. Foram observadas intercorrelações nas medidas de autoconsciência e a relação negativa entre a idade e a dimensão de controle externo, bem como relação negativa entre o semestre e o controle interno. Conclui-se que o locus de controle e a autoconsciência não apresentaram relação com as estratégias empregadas pelos universitários na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7519142861338976      

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1407735160653204

Daiane Fuga da Silva, Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1327488708059314

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Educação Física, São Paulo, SP, Brasil ivanwallan@gmail.com | http://orcid.org/0000-0001-6413-6888

Pós-Doutorado pela UNESP - Rio Claro. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE (licenciatura plena e bacharelado). Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9271769572278086  

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta, Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta – Departamento de Psicologia, São Paulo, SP, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1327488708059314

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu, Programa de Pós-graduação em Ciências do Envelhecimento, São Paulo, SP, Brasil

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4836172904369929

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Silva-Ferreira, T. da, Ferreira-Costa, J. ., Silva, D. F. da, Tertuliano, I. W., Bartholomeu, D. ., & Montiel, J. M. (2024). Estratégias de aprendizagem, autoconsciência e locus de controle em estudantes universitários. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–14, e41935. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41935

Edição

Seção

Pesquisa aplicada