Estudos da região nordeste acerca do Pibid e contribuições na formação docente
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41701Palavras-chave:
Educação, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Políticas de Formação Docente, PIBIDResumo
O objetivo deste trabalho é revisar a literatura de estudos da região nordeste do Brasil acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições na formação docente. Trata-se de uma revisão sistemática que se delineia em pesquisa bibliográfica, assim como parte dos procedimentos metodológicos foi feita a busca por meio dos estudos do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes que passaram por etapas de levantamento, seleção e análise. Foram selecionados oito trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão definidos para esta revisão. Na revisão, foram consideradas duas categorias de análise: as contribuições na formação inicial e continuada de bolsistas e supervisores do Pibid e as implicações na prática de professores iniciantes egressos desse Programa. De modo geral, por intermédio dos resultados encontrados, inferimos que o Pibid traz contribuições para a formação de professores e os estudos se debruçam sobre os principais pontos que permeiam essas contribuições.
Downloads
Referências
ALVES, Larissa da Conceição. Saberes experienciais da docência para a educação básica: narrativas de pedagogas egressas do PIBID/UEFS. 2022, 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12196852. Acesso em: 20 jul. 2023.
AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuições do PIBID para formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em Perspectiva, Viçosa: MG, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013. Disponível em: https://perio dicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615. Acesso em: 20 jul. 2023.
ANJOS, Lucélia Carla da Silva; COSTA, Ideuvaneide Gonçalvez. A contribuição do PIBID à formação docente. In: SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DO PIBID-UNIFAL-MG, 1., Belo Horizonte: Unifal, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/13917071/ A_contribui%C3%A7%C3%A3o_do_PIBID_%C3%A0_forma%C3%A7%C3%A3o_docente. Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. PIBID: Apresentação. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid .pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva. Permanecer ou evadir da docência? Estudo sobre perspectivas de professores iniciantes egressos do PIBID UECE. 2018, 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6129716. Acesso em: 20 jul. 2023.
CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: CAPES, 2023.
COSTA, Viviane Grace. Afetos, memórias e narrativas do PIBID história. UFRJ (2011-2014): Uma "Casa Comum" para formação de professoras? 2022, 208f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2021/dViviane% 20Grace%20 Costa.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: filosofia da informação. Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57-73, set. 2019/fev. 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
GIROTTO, Eduardo Donizeti; MORMUL, Najla Mehanna; FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. O PIBID como possibilidade de formação docente e de aproximação entre os lugares. In.: MARTELLI, Andrea Cristina; CASTELA, Greice da Silva (orgs.). Vivências e experiências nas escolas: construindo a profissão docente. Curitiba: CRV, 2013, p. 21-32. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arquivos/pibid/Livros_PIBID/Vivenciaseexperienciasnaescola_construindoaprofissaodocenteAndreaMartellieGreicedaSilvaCastela.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
LIMA, João Paulo Mendonça. Uma luz no fim do túnel: o PIBID como possibilidade de melhoria da formação inicial de professores no curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão. 2018, 204f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6342669. Acesso em: 20 jul. 2023.
ROQUE, Elaine da Silva. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (PIBID pedagogia/UFAL): contribuições para a formação inicial e continuada de professores. 2018, 132f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7377285. Acesso em: 20 jul. 2023.
SANTOS, Maiane Fonseca. A contribuição do PIBID para a formação dos bolsistas ID e a formação continuada dos supervisores: uma leitura dos coordenadores de área. 2020, 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/ sucupira/ public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10514839. Acesso em: 20 jul. 2023.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp. Minas Gerais: Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp .edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 20 jul. 2023.
SOUSA, Francisco Jacqueson da Silva. O PIBID na formação docente dos graduandos em história da FAFIDAM. 2019, 119f. Dissertação (Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino) – Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2019. Disponível em:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9929357. Acesso em: 20 jul. 2023.
SOUSA, Jucyelle da Silva. O professor iniciante, egresso do programa institucional de bolsa de iniciação à docência e o seu fazer profissional, na escola. 2018, 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6693039. Acesso em: 20 jul. 2023.
SOUSA, Scarlet da Silva. O PIBID na formação de professores: trajetórias e vivências de estudantes cotistas do curso de pedagogia. 2021, 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclus. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.