Estudos da região nordeste acerca do Pibid e contribuições na formação docente

uma revisão sistemática

Autores

  • Kymberli Luana Santos Ramos Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0275-3500
  • Marília Seabra Pantoja Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil
  • Rosineide de Sousa de Jucá Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8986-2787

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41701

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Políticas de Formação Docente, PIBID

Resumo

O objetivo deste trabalho é revisar a literatura de estudos da região nordeste do Brasil acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições na formação docente. Trata-se de uma revisão sistemática que se delineia em pesquisa bibliográfica, assim como parte dos procedimentos metodológicos foi feita a busca por meio dos estudos do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes que passaram por etapas de levantamento, seleção e análise. Foram selecionados oito trabalhos que atendiam aos critérios de inclusão definidos para esta revisão. Na revisão, foram consideradas duas categorias de análise: as contribuições na formação inicial e continuada de bolsistas e supervisores do Pibid e as implicações na prática de professores iniciantes egressos desse Programa. De modo geral, por intermédio dos resultados encontrados, inferimos que o Pibid traz contribuições para a formação de professores e os estudos se debruçam sobre os principais pontos que permeiam essas contribuições.

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Biografia do Autor

Kymberli Luana Santos Ramos, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil

Graduada em Licenciatura em Matemática UEPA). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de formação de professores e práticas pedagógicas (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias liderado pela Profa. Dra. Rosineide Jucá.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4945414348590833.

Marília Seabra Pantoja, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Licenciatura em Pedagogia (UEPA). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de formação de professores e práticas pedagógicas (UEPA). Especialista no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Formação de Professores para o Ensino de Língua e Literaturas pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5409926620081132.

Rosineide de Sousa de Jucá, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil

Graduada em Matemática (UFPA). Especialista em Educação Matemática (UEPA). Mestre(a) em Educação (UEPA). Doutora Educação Ciências e Matemática (UFMT). Pós-Doutora (UNESP). É professora efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GPEMAT e membro do Grupo de trabalho e estudo em resolução de problemas da Universidade Estadual de SP - Rio Claro.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2330267916634053.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, Pará, Brasil

Graduado Licenciatura Plena Em Matemática (UEPA). Especialista em ... (SIGLA). Mestre em Matemática (UFPA). Doutor em Educação (UFRN). Professor titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática (UEPA). É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4323922632919962.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Ramos, K. L. S., Pantoja, M. S., Jucá, R. de S. de, & Sá, P. F. de. (2024). Estudos da região nordeste acerca do Pibid e contribuições na formação docente: uma revisão sistemática. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, p. 1–16, e41701. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41701

Edição

Seção

Pesquisa aplicada