Representações Sociais sobre a Escola
Análise dos discursos de jovens em situação de evasão escolar, moradores da favela Nova Esperança, na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38898Palavras-chave:
Jovens Pobres, Periferia, Evasão escolar, Representações Sociais, EscolaResumo
O presente artigo visa apresentar e discutir as Representações Sociais da escola manifestas por jovens moradores da favela Nova Esperança, território periférico situado na cidade de Santa Luzia, no estado de Minas Gerais. O artigo aborda os resultados de uma pesquisa realizada no escopo do Programa de Pós- Graduação Mestrado em Educação e Formação Humana, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais, que buscou analisar falas e percepções de jovens evadidos do sistema escolar. Ao longo do texto abordamos a Teoria das Representações Sociais, discorremos sobre as condições associadas ao processo de escolarização de jovens moradores de periferias socioeconômicas, apresentamos o território e os sujeitos pesquisados e, por fim, a partir das experiências narradas por esses sujeitos, descrevemos as Representações Sociais com as quais a escola é, por eles, identificada.
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