Representações Sociais sobre a Escola

Análise dos discursos de jovens em situação de evasão escolar, moradores da favela Nova Esperança, na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais.

Autores

  • Liliane da Conceição Rosa da Silva Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8884-2311
  • Lúcio Alves de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Histórico Filosófico da Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38898

Palavras-chave:

Jovens Pobres, Periferia, Evasão escolar, Representações Sociais, Escola

Resumo

O presente artigo visa apresentar e discutir as Representações Sociais da escola manifestas por jovens moradores da favela Nova Esperança, território periférico situado na cidade de Santa Luzia, no estado de Minas Gerais. O artigo aborda os resultados de uma pesquisa realizada no escopo do Programa de Pós- Graduação Mestrado em Educação e Formação Humana, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais, que buscou analisar falas e percepções de jovens evadidos do sistema escolar. Ao longo do texto abordamos a Teoria das Representações Sociais, discorremos sobre as condições associadas ao processo de escolarização de jovens moradores de periferias socioeconômicas, apresentamos o território e os sujeitos pesquisados e, por fim, a partir das experiências narradas por esses sujeitos, descrevemos as Representações Sociais com as quais a escola é, por eles, identificada.

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Biografia do Autor

Liliane da Conceição Rosa da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Ciências Sociais (UFMG). Especialista em Gestão Pública (UEMG). Mestra em Educação e Formação Humana (UEMG). Professora de Sociologia da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7883126004362921

Lúcio Alves de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Histórico Filosófico da Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Graduado em Ciências Socias (UFJF). Mestre em Sociologia (UFMG). Doutor em Ciências Humanas (UFMG). Professor de Antropologia da Educação, do Departamento de Fundamentos Sócio Histórico Filosófico da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Mestrado em Segurança Pública Profissional, da Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios, da Universidade do Estado de Minas Gerais.  Publicou em 2020 o livro Educação encarcerada. Estudos sobre mulheres reclusas e estudantes: Curitiba: Ed. CRV, 2020. 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2848712524690419 

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Silva, L. da C. R. da ., & Barros, L. A. de. (2023). Representações Sociais sobre a Escola: Análise dos discursos de jovens em situação de evasão escolar, moradores da favela Nova Esperança, na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais . Pesquisa E Debate Em Educação, 13, p. 01–14, e38898. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38898

Edição

Seção

Pesquisa aplicada