Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências da natureza

Uma análise do potencial e consonância com a BNCC

Autores

  • Bruna Kélvia Alves de Oliveira Instituto Federal de Alagoas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Arapiraca, Alagoas, Brasil https://orcid.org/0009-0004-3670-551X
  • José Leandro Costa Gomes Instituto Federal de Alagoas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Arapiraca, Alagoas, Brasil
  • Ivoneide Mendes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências, Dois Irmãos, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37406

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas , Ensino de ciências , Currículo

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar articulações entre o currículo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, e o trabalho com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O procedimento metodológico desta pesquisa trata-se de uma análise documental, sendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o documento a ser estudado, com foco para a área de Ciências da Natureza. Os dados coletados serão analisados sob alguns elementos da Análise de conteúdo de Bardin (2006). As inferências e interpretações do material colhido no documento foram confrontadas com a literatura referente a aplicação da ABP na Educação Básica e foi possível perceber que esta proposta de metodologia tem potencial para atender a algumas das competências gerais elencadas no currículo atual e que a combinação da ABP com outros métodos pode potencializar o aprendizado e permitir o alcance de outras competências almejadas.

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Biografia do Autor

Bruna Kélvia Alves de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Arapiraca, Alagoas, Brasil

Graduada em Química (UFAL). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFAL). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (UFAL). Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC-AL).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3187864191418131

José Leandro Costa Gomes, Instituto Federal de Alagoas, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Arapiraca, Alagoas, Brasil

Graduado em Física (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino de Física (UGF-RJ). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPB). Doutorando em Ensino de Ciências (UFRPE). Professor de Física do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9187806273217470

Ivoneide Mendes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências, Dois Irmãos, Pernambuco, Brasil

Graduada em Pedagogia (UVA). Especialista em Gestão de Políticas Públicas (UFRPE). Mestre e Doutora em Ensino das Ciências (UFRPE). Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9473628582524810

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Oliveira, B. K. A. de, Gomes, J. L. C., & Silva, I. M. da . (2023). Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências da natureza: Uma análise do potencial e consonância com a BNCC. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–16, e38634. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37406

Edição

Seção

Pesquisa aplicada