Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências da natureza
Uma análise do potencial e consonância com a BNCC
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37406Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas , Ensino de ciências , CurrículoResumo
O objetivo deste estudo é identificar articulações entre o currículo disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto a área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, e o trabalho com a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O procedimento metodológico desta pesquisa trata-se de uma análise documental, sendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o documento a ser estudado, com foco para a área de Ciências da Natureza. Os dados coletados serão analisados sob alguns elementos da Análise de conteúdo de Bardin (2006). As inferências e interpretações do material colhido no documento foram confrontadas com a literatura referente a aplicação da ABP na Educação Básica e foi possível perceber que esta proposta de metodologia tem potencial para atender a algumas das competências gerais elencadas no currículo atual e que a combinação da ABP com outros métodos pode potencializar o aprendizado e permitir o alcance de outras competências almejadas.
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