Ansiedade

refletindo sobre o desenvolvimento de competências

Autores

  • Liliane Rezende Anastácio Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Ibirité, Departamento de Ciências Exatas, Ibirité, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2948-2499
  • Walquíria da Conceição Ferreira Psicóloga Clínica, Mestre em psicologia clínica social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4595-7530

Palavras-chave:

Ansiedade, Pandemia, Universidade, Formação docente

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir da veiculação de uma webinar intitulada Ansiedade: uma reflexão. O evento foi promovido pelo projeto de extensão Matemática sem Barreiras da UEMG/Ibirité e teve como objetivo fazer uma reflexão acerca da importância da discussão do tema entre os alunos que cursam licenciaturas no campus, professores e toda a comunidade acadêmica, durante a pandemia da COVID-19. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, cujo objeto de análise foi a vivência de fala durante a transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram, o chat (que contava com a interação do público), um formulário para emissão de certificado e o preenchimento de uma ficha de acompanhamento de webinar feita pelos alunos para contabilização de horas de formação docente. Conclui-se através da pesquisa que, além da relevância de se tratar de temas transversais sobre saúde mental durante a graduação, os participantes perceberam a importância de cuidar de si próprios para depois cuidar do outro, sobretudo no ambiente escolar. A pandemia colocou em evidência o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Rezende Anastácio, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Ibirité, Departamento de Ciências Exatas, Ibirité, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Professora Classe do Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ibirité.

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2404579632100663  

Walquíria da Conceição Ferreira, Psicóloga Clínica, Mestre em psicologia clínica social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Newton Paiva. Especialista em Gestão Estratégica com Pessoas e Equipes pela Universidade Newton Paiva. Mestre em Psicologia clínica social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2466160815000919

Referências

ALMEIDA Filho Naomar de; MARI, Jair de Jesus; COUTINHO, Evandro; FRANÇA, Josimar, FERNANDES, Jefferson Gomes; ANDREOLI, Sérgio Baxter; BUSNELLO, Ellis D’ Arrigo. Estudo multicêntrico de morbidade psiquiátrica em áreas urbanas brasileiras. (Brasília, São Paulo, Porto Alegre). Revista ABP - APAL, 14 (3), 93 -104, 1992.

ANDERSON, J. C., Williams, S., MCGEE, R., & SILVA, P. A. DSM-III disorders in preadolescent children: Prevalence in a large sample from the general population. Archives of general psychiatry, v. 44, n. 1, p. 69-76, 1987.

APA. América Psychiatric Association. DSM-IV~TR: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. O que é a Covid-19?. Brasília, 2020.

CASTILHO, Ana Regina GL.; RECONDO, Rogéria; ASBAHR, Fernando R.; MANFRO, Gisele G. Transtorno de Ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, n. 2, p. 20-23, 2000.

CLARK, David A.; BECK, Aaron.T. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade: ciência e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.

FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.

GREENBERGER, Dennis; & PADESKY, Cristiane A. A mente vencendo o humor. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARIN, Ângela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras. ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 9 ago. 2021. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170014.

PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto escolar: contribuições a partir de Vygotsky. 2013.

SPIELBERGER, Charles D.; & BIAGGIO, Ângela. Manual do STAXI. São Paulo, Vetor, 1994.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Portaria/ UEMG nº 34, de 17 de março de 2020: Regulamenta a suspensão das aulas presenciais no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, conforme Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 de nº 01, de 16 de março de 2020, e dá outras providências. Minas Gerais, 2020a. Disponível em: http://www.uemg.br/component/content/article/217-gabinete/portarias/4011-portaria-uemg-n-034-de-17-de-marco-de-2020?Itemid=437. Acesso em: 23 set. 2020.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em matemática, Ibirité/MG, 2016.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Psicologia pedagógica, p. 561-561, 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Depression and other common mental disorders: global health estimates. World Heal Organ, p. 1-24, 2017.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Anastácio, L. R., & Ferreira, W. da C. (2022). Ansiedade: refletindo sobre o desenvolvimento de competências . Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–18, e35994. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35994

Edição

Seção

Pesquisa aplicada