Ansiedade
refletindo sobre o desenvolvimento de competências
Palavras-chave:
Ansiedade, Pandemia, Universidade, Formação docenteResumo
O presente artigo foi elaborado a partir da veiculação de uma webinar intitulada Ansiedade: uma reflexão. O evento foi promovido pelo projeto de extensão Matemática sem Barreiras da UEMG/Ibirité e teve como objetivo fazer uma reflexão acerca da importância da discussão do tema entre os alunos que cursam licenciaturas no campus, professores e toda a comunidade acadêmica, durante a pandemia da COVID-19. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, cujo objeto de análise foi a vivência de fala durante a transmissão ao vivo pelo YouTube e Instagram, o chat (que contava com a interação do público), um formulário para emissão de certificado e o preenchimento de uma ficha de acompanhamento de webinar feita pelos alunos para contabilização de horas de formação docente. Conclui-se através da pesquisa que, além da relevância de se tratar de temas transversais sobre saúde mental durante a graduação, os participantes perceberam a importância de cuidar de si próprios para depois cuidar do outro, sobretudo no ambiente escolar. A pandemia colocou em evidência o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Downloads
Referências
ALMEIDA Filho Naomar de; MARI, Jair de Jesus; COUTINHO, Evandro; FRANÇA, Josimar, FERNANDES, Jefferson Gomes; ANDREOLI, Sérgio Baxter; BUSNELLO, Ellis D’ Arrigo. Estudo multicêntrico de morbidade psiquiátrica em áreas urbanas brasileiras. (Brasília, São Paulo, Porto Alegre). Revista ABP - APAL, 14 (3), 93 -104, 1992.
ANDERSON, J. C., Williams, S., MCGEE, R., & SILVA, P. A. DSM-III disorders in preadolescent children: Prevalence in a large sample from the general population. Archives of general psychiatry, v. 44, n. 1, p. 69-76, 1987.
APA. América Psychiatric Association. DSM-IV~TR: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. O que é a Covid-19?. Brasília, 2020.
CASTILHO, Ana Regina GL.; RECONDO, Rogéria; ASBAHR, Fernando R.; MANFRO, Gisele G. Transtorno de Ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 22, n. 2, p. 20-23, 2000.
CLARK, David A.; BECK, Aaron.T. Terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade: ciência e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012.
FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.
GREENBERGER, Dennis; & PADESKY, Cristiane A. A mente vencendo o humor. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MARIN, Ângela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Rev. bras. ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 13, n. 2, p. 92-103, dez. 2017 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872017000200004&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 9 ago. 2021. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20170014.
PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto escolar: contribuições a partir de Vygotsky. 2013.
SPIELBERGER, Charles D.; & BIAGGIO, Ângela. Manual do STAXI. São Paulo, Vetor, 1994.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Portaria/ UEMG nº 34, de 17 de março de 2020: Regulamenta a suspensão das aulas presenciais no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais, conforme Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 de nº 01, de 16 de março de 2020, e dá outras providências. Minas Gerais, 2020a. Disponível em: http://www.uemg.br/component/content/article/217-gabinete/portarias/4011-portaria-uemg-n-034-de-17-de-marco-de-2020?Itemid=437. Acesso em: 23 set. 2020.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em matemática, Ibirité/MG, 2016.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. Psicologia pedagógica, p. 561-561, 2011.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Depression and other common mental disorders: global health estimates. World Heal Organ, p. 1-24, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Liliane Rezende Anastácio; Walquíria da Conceição Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.