O que os estudantes brasileiros sabem e podem fazer

uma análise dos resultados do PISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35224

Palavras-chave:

avaliação, PISA, resultados, Brasil

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA é a mais importante referência mundial em avaliação; seus resultados são utilizados por diversos países para o estabelecimento de metas de qualidade educacional. Voltado a estudantes na faixa etária de 15 anos de idade, o PISA procura investigar como os estudantes mobilizam conhecimentos nas áreas de leitura, matemática e ciências para resolver problemas do cotidiano da atualidade e busca verificar o quanto estes jovens estão preparados para enfrentar com sucesso o mundo do trabalho do século XXI. Nosso estudo objetiva fazer uma análise dos dados do PISA 2018 para verificar o que os estudantes brasileiros conseguem realizar em termos do domínio das habilidades requeridas pelo PISA, especialmente em leitura, de forma a contribuir pedagogicamente para a interpretação dos dados, pela academia, e oferecer insumos para as pesquisas e políticas em educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Isabelle Regina de Amorim Mesquita, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Graduada em Letras (UNESP). Especialista em Avaliação (INEP/UFJF). Mestra em Estudos Literários (UNESP). Doutora em Estudos Liteários (UNESP). Atualmente técnica em avaliação educacional da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8513488248616675

 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Mesquita, I. R. de A. . (2023). O que os estudantes brasileiros sabem e podem fazer: uma análise dos resultados do PISA. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–18, e35224. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35224