Análise do plano nacional de educação no Instituto Federal do Ceará a partir de informações da plataforma em números

Autores

  • Domingos Juvenal Nogueira Diógenes Universidade Federal do Ceará, Instituto UFC Virtual, Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1618-2895
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará, Instituto UFC Virtual, Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4896-9024
  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6459-0992

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.34604

Palavras-chave:

Gestão pública, Planejamento educacional, Educação profissional, IFCE, plano nacional de educação

Resumo

O artigo aborda as metas 10 e 11 do Plano Nacional de Educação (PNE) no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Problema: qual a situação das metas 10 e 11 nas instituições de educação profissional técnica de nível médio? Justificativa: identificar a situação de cumprimento das metas 10 e 11 do PNE no IFCE na oferta do ensino técnico de nível médio, bem como em Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa amparou-se na Plataforma Em Números, gerenciada pelo IFCE, como base de dados. Entende-se que, apesar da instituição demonstrar implementar as estratégias das metas e considerando as que puderam ser identificadas, ainda há muito que trabalhar o PNE no IFCE.

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Biografia do Autor

Domingos Juvenal Nogueira Diógenes, Universidade Federal do Ceará, Instituto UFC Virtual, Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em História (IDJ/UVA). Especialista em Gestão Escolar (UCB) e em Gestão Pública
(UECE). Estudante do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional do Instituto UFC
Virtual, da Universidade Federal do Ceará.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1761187774298879

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará, Instituto UFC Virtual, Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Física (UFC). Mestre em Ciências da Computação (UFC). Doutor em
Engenharia de Teleinformática (UFC). Professor Adjunto III do Instituto UFC Virtual, da
Universidade Federal do Ceará.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0512183585660835

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Psicologia (UFPB). Especialista em Psicometria (UnB). Mestre em Psicologia (UnB). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (UCM-Espanha). Professor Titular da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0506346607081493

 

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Diógenes, D. J. N. ., Vasconcelos, F. H. L., & Bandeira Andriola, W. (2023). Análise do plano nacional de educação no Instituto Federal do Ceará a partir de informações da plataforma em números. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–16, e34604. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.34604

Edição

Seção

Pesquisa aplicada

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